segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

UBS Vila São Pedro: A mais nova atração da Chácara Silvestre!

734 dias depois da promessa feita pelo então secretário de cultura de São Bernardo(Celso Frateschi), que anunciava a reabertura da Chácara Silvestre em 100 dias, o imóvel reabriu...para abrigar por alguns meses a UBS Vila São Pedro, cujo prédio original está em reformas!Só que o Ministério Público não achou adequado o uso de um patrimônio histórico em degradação como posto de saúde e determinou que a prefeitura desocupasse o casarão em 5 dias. Despejada, a prefeitura teve a excepcional idéia de instalar a UBS em um agradabilíssimo container no terreno da própria Chácara. As previsões dão conta que o container-UBS será aberto aos usuários no dia 31 de janeiro e funcionará até que termine a reforma do prédio original do posto de saúde. Mais informações na matéria do ABCD Maior , transcrita abaixo:

"São Bernardo constrói posto provisório, em contêiner, após Ministério Público exigir saída da Chácara Silvestre

Os 40 mil usuários cadastrados na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila São Pedro, em São Bernardo, estão divididos temporariamente entre os postos de saúde Farina e Parque São Bernardo. A divisão foi necessária porque o Ministério Público exigiu, por medida de segurança, que a prefeitura saísse do prédio histórico da Chácara Silvestre. A unidade estava instalada provisoriamente no local, enquanto o edifício definitivo passa por reformas.

“Estamos montando um contêiner, no mesmo terreno da chácara, que servirá de unidade provisória para os usuários da Vila São Pedro”, explicou a secretária adjunta de Saúde, Lumena Almeida Castro Furtado. A expectativa é que as novas instalações possam recepcionar os usuários já no dia 31 de janeiro. “Alugamos um contêiner o mais perto possível dos padrões que precisávamos, justamente para que não fossem necessárias muitas adequações”, afirmou.

A farmácia e o atendimento médico e de enfermagem da UBS Vila São Pedro passarão a funcionar na unidade provisória até que as obras no prédio do posto de saúde sejam concluídas. A parte de curativos continuará a ser efetuada na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) Irmã Maria Odete, situada na rua da Comunidade, 160 , onde o serviço vem sendo feito desde o dia 11 de janeiro.

Provisório - O posto de saúde provisório será utilizado durante os quatro meses em que o prédio da UBS Vila São Pedro passará por obras. “Antes de mudarmos para a Chácara Silvestre já tínhamos procurado um lugar, por meses, mas não achamos imóvel na região que comportasse a instalação da unidade”, esclareceu. A secretária adjunta também garantiu que a população continuará a ter atendimento de qualidade, mesmo na unidade provisória. “Nossa prioridade é não deixar os munícipes sem atendimento durante as reformas das UBSs”, disse Lumena.

Além da falta de opção de imóveis, a secretária adjunta explicou que a mudança para a Chácara Silvestre ocorreu porque não existia nenhum documento que comprovasse riscos para os usuários ou funcionários ao utilizarem o prédio histórico. “Quando o Ministério Público nos mostrou o laudo de segurança da Compahc (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural), não hesitamos em sair. Não havia como discutir com o perigo”, avaliou."

2 comentários:

  1. Blog O Lugar Escrito:

    Silvia Helena Passarelli,

    Eu tenho uma preocupação com relação à pseuda atuação dos “Capitães da Memória” em defesa do Patrimônio Histórico tombado e dos que viram a sertombados na região do “ABCD Paulista”, principalmente na cidade onde moro São Bernardo do Campo, copie e colei o link acima postado pelo poeta Manoel Hélio e estou indignadíssimo, nenhum dos “Capitães da Memória” se manifestou diante de tamanha agressão ao Patrimônio Histórico da minha cidade!
    Tenho absoluta certeza que apartir de 1º de janeiro de 2013, vão chover textos, teses, monografias, artigos, balanços, mesas específicas em congressos e seminários da região sobre o dia em que a Chácara Silvestre situada a Avenida Wallace Simonsen, 1800, Bairro Nova Petrópolis, “antiga propriedade de veraneio da família Simonsen, vincula-se à história da cidade pela atuação de Wallace Simonsen em prol da emancipação de São Bernardo do Campo, esta ocorrendo em 1945, tendo sido ele seu primeiro Prefeito.
    Em razão de sua importância histórica e arquitetônica, como marco da arquitetura residencial da elite dos anos 30, com forte influência do estilo europeu, presente no destaque dado às vigas na fachada principal, foi tombada pelo COMPAHC-SBC, em 1987, com base na Lei 2611, de 18/06/1984, através do Decreto nº 8674, de 16/01/1987.
    Hoje o local abriga o acervo do folclore/cultura popular e do Museu Raposo Tavares sob responsabilidade da Secretaria de Cultura de São Bernardo do Campo”; passou a ser utilizada como uma Unidade Básica de Saúde, os “Capitães da Memória” não se furtaram em se mostrar indignados com tamanha aberração!
    Os “Capitães da Memória” levantaram até bandeiras através de seus blogs, suas colunas de jornais, suas cadeiras universitárias, seus grupos independentes, ONGs, movimentos, etc. e tal, mas só após o dia 1º de janeiro de 2013, porque será?
    Segue um novo link para a minha indignação:
    http://tribunaescrita.blogspot.com/2011/01/ubs-vila-sao-pedro-mais-nova-atracao-da.html

    ResponderExcluir
  2. O texto acima foi postado pelo sr Rui Barbosa no blog O Lugar Escrito (comentários) ontem (10/02/2011).

    ResponderExcluir