Profissionais da aérea da saúde, Auxiliares, Técnicos e Enfermeiros, foram convocados para votar nas chapas do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN), para eleger a próxima gestão que vai de Janeiro de 2012 a Dezembro de 2014; nesse 11 de Setembro, aconteceu as eleições e registramos a da região de Santo André, para quem não sabe esse órgão já tão desacreditado na nossa região, aprontou mais uma, uma total falta de respeito aos profissionais da aérea, em uma eleição" furadissima" como nos disseram participantes,que tendo como única intenção a continuação dessa gestão que vem a vários anos não fazendo absolutamente nada para os profissionais...A não ser cobrar anuidades e não aplicando onde realmente deveria.
Uma votação sem organização alguma, com até 4 horas de espera na fila, profissionais que foram obrigados a deixar seus setores para exercer a cidadania em uma eleição onde o órgão competente não soube nem organizar e muito menos aplicar a tal votação. (aconteceu de modo arcaico, algo que poderia ter sido feito eletronicamente e com segurança)
Enquanto no local pude falar com alguns profissionais orientados e descontentes com o sistema desse órgão que regulamenta a profissão, ao invés de proteger e zelar por tais profissionais aplicou a maior falta de respeito e consideração a esses profissionais, daí podemos enxergar o pé que anda nossa saúde, se nem os órgãos competentes servem para respaldar os profissionais, o que dirá o que acontece com o paciente quando precisa de cuidados...
Auxiliares, técnicos e enfermeiros, foram afastados hoje de seus plantões,quando uma Técnica de Enfermagem questiona o fato de ter deixado uma CTI com 27 pacientes aos cuidados de 5 funcionários apenas, que se alguém viesse a óbito, quem iria dar respaldo,e o que ela deveria dizer aos familiares; funcionária do COREN responde: que "estar de plantão não justifica o fato de não votar, e pode deixar que o COREN dará uma declaração ao familiar de que você estava aqui votando"...
Indignação por parte da funcionária e por todos que ouvem essa suposta declaração absurda...
Aos profissionais da área o que mais estava revoltando não era o fato de ter que votar, por que isso todos entendiam que era um direito de cada um... Porém, a imposição do COREN em cobrar multa de "uma anuidade" para cada profissional que não votasse e, mas o fato da desorganização e o fato da veracidade e falta de segurança de voto, que era unanime entre profissionais, eles exigiam o direito a voto... E queriam que fossem respeitados, queria uma organização por que não o voto eletrônico?Acompanhando pela internet, pude observar que a desorganização foi no Brasil todo, mostrando a falta de seriedade e experiência desse órgão.
Muitos estavam na fila e já eram 18hs. Foram informados que para aqueles que não conseguissem votar, seria dada a chance de justificar pelo site do COREN, porém, foi informado por advogado da OAB que também foi chamado por profissional para presenciar a vergonhosa forma de eleição... Também para que os profissionais se respaldassem, fazendo um B.O no site da Policia Civil... Também foi chamado o Sindicato durante o tempo que lá permaneci, não tive contato com sindicato.
Hoje 11 de Setembro e terminei por fazer uma analogia,ao lembrar o fato lastimável das torres nos EUA,hoje no nosso dia 11 de Setembro pude sentir que o COREN mostrou sua cara ao publico de uma forma geral, vindo por terra a falsa aparência de órgão responsável, até hoje já ouvimos e vimos muitas coisas paralelas,quanto a falta de respeito para com seus profissionais que pagam suas anuidades em dia, porém hoje em todo Brasil o COREN mostrou sua cara:
"É assim dessa forma irrespeitosa que ele age com seus profissionais!"
Segundo informações de profissionais competentes no local começa posteriormente uma campanha para melhor entender e lutar mesmo que vergonhosamente a luta possa ser contra o próprio conselho (COREN) que deveria lutar por essa classe trabalhadora...
Vão começar protestos contra atitudes do COREN, querem um conselho de enfermagem em cada cidade, começaram abaixo assinados.
Consigo ver o lado bom da coisa, sim por que tudo na vida tem os dois lados, quem sabe o povo, os profissionais da saúde auxiliares, técnicos e enfermeiros não começam uma união da classe, (coisa que não conseguimos sentir), união essa que poderia mudar a cara do atendimento e de toda história dessa profissão tão genial e tão complexa.
No saldo fico feliz ver pessoas se mobilizando e entendendo que sem união não chegaremos a mudanças, e nem a lugar algum!
Deixo registrado aqui o meu apoio, e a alegria de mesmo num momento critico como foi o de hoje a tarde poder rever grandes, bons e velhos amigos...
Assistam ao vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=NFQIMY6dCRU
Durcce Domeneghetti.
Imagens: Alisson Campos
... Engenharia do pensamento! (Durcce Domeneghetti)
Nenhum comentário:
Postar um comentário