sábado, 12 de maio de 2012

Brasileiros pelos direitos humanos universais

Brasileiros pelos direitos humanos universais: Brasileiros pelos direitos humanos universais:

Cresce a repercussão no Brasil em defesa dos jovens iranianos sem acesso à educação




A campanha internacional Você Consegue Resolver Isso? [do original em inglês, “Can You Solve This?] para defender o direito de acesso dos estudantes iranianos ao ensino superior no Irã


Utilizando imagens de pessoas de diferentes partes do mundo, Mary poderou com a plateia os motivos que levam à negativa de acesso à educação, como desastres naturais, situações de guerra ou conflito, longas distâncias entre o local de residência e as escolas, entre outros. "Em todos esses casos", demonstrou ela, "o papel do Estado é buscar resolver os problemas que impedem essas pessoas de estudar. No caso dos jovens bahá'ís no Irã, entretanto, o que se vê é uma política oficial do Estado de negar acesso à educação por causa das crenças religiosas desses jovens", afirmou. "Qual é o papel da sociedade em situações de injustiça?", provocou ela, apresentando o vídeo da campanha e convidando a todos a enviarem cartas aos seus governantes.

Em uma palestra realizada no evento
TEDxUFG, em 31 de março, a cientista política e representante da Comunidade Bahá'í do Brasil, Mary Aune, fez um paralelo entre vários países nos quais o direito à educação sofre restrições. A apresentação ocorreu no Auditório do Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás e, como todos os eventos que seguem a metodologia TED, será disponibilizada em alta qualidade via internet. repercutiu novamente em território brasileiro, sendo pautada em eventos em Goiânia (GO), Dourados (MS) e Salvador (BA).


As edições da campanha nas capitais baiana e sul-mato-grossense exibiram painéis e vídeos que retrataram as violações de direitos humanos contra os bahá'ís no Irã. No dia 21 de março, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, cerca de 200 pessoas assinaram o livro de presença. “Eu nunca havia participado de uma mobilização mundial e me senti muito útil por ser a voz daqueles que não têm voz”, declara o jovem Wesley Oliveira, de 18 anos.


Entre os dias 2 a 4 de abril, c
erca de mil folhetos foram distribuídos aos estudantes da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) alertando sobre o caso e convidando a tomar uma atitude para defender o direito à educação no país islâmico. O evento despertou a atenção das emissoras TV Morena (filial da Rede Globo) e TV Rit, além do jornal O Progresso e dos portais noticiosos Dourados Agora e Dorados News.UFBA), em Salvador, cerca de 200 pessoas assinaram o livro de presença. “Eu nunca havia participado de uma mobilização mundial e me senti muito útil por ser a voz daqueles que não têm voz”, declara o jovem Wesley Oliveira, de 18 anos.
“Tivemos muitos contatos e esperamos agora resultados animadores. Pretendemos reforçar a campanha na UFGD com a formação de um clube de defesa desses jovens estudantes no Irã”, conta uma das participantes, Maria Lucia Tolouei. “Nossa meta é dar continuidade às ações em outras universidades da região”, disse ela.
Segundo Vito Comar, docente da UFGD, a campanha promoveu uma transformação no ambiente universitário. “Não foram os vídeos, nem os cartazes expostos, nem os quase mil folhetos distribuídos, nem as assinaturas - nem a carta padrão enviada pela Internet pelas mais de cem pessoas que quiseram protestar em solidariedade - que mudaram a atmosfera: foi o encontro das almas”, alega Comar. “Alguns colegas professores e outros alunos não apenas elogiaram a iniciativa como também disseram: 'É necessário fazer essa campanha mais vezes, ninguém sabia desta situação!'”, declarou.
A Universidade de Brasília (UnB) foi a precursora da campanha no Brasil, seguida pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). A expectativa é que eventos similares ocorram por todo o território nacional ainda este ano.
Iniciada por jovens alemães em meados de 2011, a campanha vem atraindo a adesão de um número crescente de jovens estudantes e outros indivíduos ligados à educação por todo o mundo. A página já foi adaptada para uso em 11 países, e as cartas solicitando ações foram personalizadas para sensibilizar seus respectivos representantes governamentais. Uma página internacional possibilita também o envio de mensagens ao Secretário Geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, e à Alta Comissária das Nações Unidas para Direitos Humanos, Navy Pillay.


Desde o lançamento da página brasileira, em novembro de 2011, já foram enviadas aos ministros brasileiros da educação, dos direitos humanos e das relações exteriores um total de 1.088 mensagens eletrônicas de protesto contra a situação impostas aos jovens iranianos bahá'ís. O total internacional geral de cartas enviadas supera a marca de 18 mil. Para enviar cartas aos representantes do governo brasileiro, bastar acessar www.can-you-solve-this.org/br e selecionar os destinatários.


A psicóloga Suyane Elias, que também participou da campanha em Dourados, comemorou o envolvimento dos jovens alunos na UFGD. “Acho interessante que, nessa campanha, os estudantes se sensibilizam ao perceberem que a educação, que é um direito primordial, está sendo negligenciado aos bahá’ís no Irã”, diz ela. “Por isso, eles sentem a necessidade de colaborarem com a iniciativa”, acredita.


“A sensação de contribuição é muito grande. Você sente que, dentre algumas pessoas informadas, muitas serão tocadas pelo seu espírito de serviço e unidade. É muito bom poder fazer algo que beneficie aqueles que não têm o direito de levar uma vida como a nossa”, afirma Wesley. “Juntos podemos mudar tudo a nossa volta e tornar o nosso mundo um lugar mais digno e justo”, afirma o rapaz.
Se você deseja apoiar uma edição da campanha em sua escola ou faculdade, entre em contato com a Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo da Comunidade Bahá'í do Brasil – SASG pelo endereço eletrônico sasg@bahai.org.br.


atom
http://wwwblogdasboasnovas.blogspot.com/

"Semeai nas mentes das crianças as sementes da Paz."
Texto Bahai

atom

Nenhum comentário:

Postar um comentário