sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Arteletra Literatura - Carlos Tourinho de Abreu mostra o Sertão Nordestino de forma nua e crua.



O escritor baiano radicado em Luxemburgo fala sobre a sua obra, Tabua, romance baseado na difícil vida levada por milhões de sertanejos fortes, esquecidos país afora. Além de falar sobre a sua experiência nas terras áridas da Bahia, Carlos conta à entrevistadora Maria José Petri tudo sobre a sua carreira literária, novos projetos, vida fora do Brasil e as suas aspirações para o futuro. Carlos Tourinho de Abreu aproveita para criticar as políticas públicas do governo brasileiro, que oprime o seu povo de forma cruel. 

Se gostar compartilhe!
Leia o PRIMEIRO CAPÍTULO de Tabua ON LINE, aqui:

http://www.carlostourinhodeabreu.com.br
ou
http://carlostourinhodeabreu.blogspot.com

Sinopse:

"Com Tabua, Carlos Tourinho de Abreu revela num texto envolvente não apenas o seu talento como escritor, mas também um olhar crítico sobre o Brasil contemporâneo. Situando-se entre os anos 1980 até a atualidade, a narrativa possui muitas vezes tom de suspense, apresentando uma sequência de revelações que fazem o leitor ficar estarrecido.

Conta a história de Guina, recheada de reviravoltas, desde a sua infância marcada pela pobreza numa realidade de interior, até a vida adulta, mais confortável -- porém, nem tanto -- no universo metropolitano. Trata-se de uma grande denúncia que vem a mostrar que, apesar de o Brasil ter evoluído na aparência, essencialmente permanece o mesmo no jogo de interesses dos ruralistas que se intrometem vorazmente na política; na troca de favores; no individualismo e ambições desmedidos; no tratamento hostil e preconceituoso contra as camadas mais populares; na criminalidade encomendada, entre outros aspectos.

Contudo, o retrato que o autor delimita não é um apocalipse completo. Ainda se pode acreditar que existem pessoas de bom coração, a exemplo de personagens feito Seu Fran que, mesmo cerceados em muitos momentos, não deixam de praticar a bondade e a generosidade. Também se pode ter esperança quando vem à tona o amor puro e verdadeiro de personagens como Guina que, mesmo em instante de total desilusão e desespero, não perdem o sonho maior."

Um grande abraço e boa leitura!

© Carlos Tourinho de Abreu
© Arteletra Literatura: http://www.usjt.br/midia/tv/

Nenhum comentário:

Postar um comentário