domingo, 18 de novembro de 2012

Porque devemos tombar o Best Shopping

bestsh

Estive nesse final de semana, passeando no novo shopping, o São Bernardo Plaza Shopping, quando me veio uma preocupação crescente, quanto ao outro shopping. Sou a favor do tombamento histórico e cultural do Best Shopping, porque além de ter sido um símbolo social, da juventude não só de São Bernardo do Campo, mas também de todo o grande ABC Paulista. Um eterno símbolo de todos nós…

Todos os símbolos históricos devem ser reconhecidos, devem ser considerados além do âmbito municipal, mas sobretudo regional como na integração política proposto pelo saudoso Celso Daniel, neste caso acredito que todos os interessados pela cultura do ABC Paulista, não só os ‘tombadores’ de São Bernardo do Campo, mas de todo a região devemos nos preocupar com o espaço alí do antigo Best Shopping.

Pois aquele espaço merece de melhores cuidados e uma delas não é o “reaproveitamento”, mas sobretudo a preservação das condições como se encontram. Pois alí se encontra muito de cultura popular, dos grafiteiros, dos que realizaram no passado, quando havia moradores – depois da falência do projeto original em shopping, diversos rituais e também do que alí fora depositado, o Best Shopping no plano simbólico, do universo subjetivo e abstrato contém muita sabedoria.

E perder aquele símbolo para uma empreiteira qualquer, sou absolutamente contra a demolição, contra os “novos usos”, mesmo que atenda contra a lei 288, da ‘função social da propriedade’, sou a favor de preservar, além de patrimônio histórico e cultural, mas como um símbolo intocável, eterno, do que é a cultura do ABC Paulista.

Viva o Best Shopping!

2 comentários:

  1. Eu queria que não só fosse reaproveitado como utilizado na cultura, mas parece que tanto um lado como o outro(prefeitura e a parte privatizada do Best) não se entendem. Daria uma ótima CLM

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião, seria ótimo para aquela região a reforma do Best Shopping, pois além de gerar uma certa concorrência com o Shopping Metrópole e com o São Bernardo Plaza Shopping, também iria gerar uma grande quantidade de empregos diretos e indiretos. Concordam?

    ResponderExcluir