quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

{EDUCAÇÃO EM SAÚDE} autoenganar-se, +++ mente-ativa

{EDUCAÇÃO EM SAÚDE} autoenganar-se, +++ mente-ativa:

Grassland06-badlands-prairie-g
Foto National Geographic
---------- Mensagem encaminhada ----------
De: Dr Olair Rafael Seeemmpre Melhorrr Pediatria-Homeopatia
Data: 22 de janeiro de 2013 08:49
Assunto: {EDUCAÇÃO EM SAÚDE} autoenganar-se, +++ mente-ativa
Para: sonia  maria
...
tendências ao erro e às ilusões, a que nós seres humanos estamos predispostos.
Nessa análise, Morin envereda pelas complexas trilhas do imaginário humano e afirma que cada mente possui um potencial de mentira para si própria. Isto pode ser explicado pela tendência natural que temos de projetar sobre o outro, a causa do mal. Daí surge a necessidade de recorrer à autojustificação e à mentira para si mesmo, sem pelo menos, assumir a autoria desta mentira. É a denominada “self deception”, ou seja, autoenganar-se, ou ainda, a maneira inata da pessoa negar ou criar com firmeza, explicações racionais contra certas evidências e argumentos óbvios e verdadeiros.
Quem não mente? O que dizer das promessas, principalmente dos políticos, dos amantes, dos pedófilos e dos vendedores?
...
mentimos em média duzentas vezes por dia, o que dá, admitindo-se que dormimos em média 8 horas/dia, 12,5 mentiras por hora ou mais ou menos, uma mentira a cada 5 minutos. Citações sobre a mentira existem desde a Bíblia (João 8,44), e passa por quase todos os filósofos e pensadores em diferentes épocas da história da civilização. A onipresença da mentira a tornou, com certeza, uma das palavras com mais sinônimos, pelo menos, no nosso vernáculo.
Mais uma vez tem razão aquele mestre francês quando diz que “a importância da fantasia e do imaginário no ser humano é inimaginável”, tendo em vista que os dispositivos de entrada e saída do sistema neurocerebral representam apenas 2% e o restante (98%) constituem o nosso mundo psíquico onde se formam nossos sonhos, necessidades, ilusões, ideias e desejos. Como acreditar em nós mesmos? Por quantos sofrimentos e desilusões, a história humana passou, vítima da mentira?
Para Morin, de modo inconsciente, a nossa mente seleciona apenas aquelas lembranças que nos convêm. As inconvenientes são muitas vezes, recalcadas e até apagadas. O potencial humano de se autoenganar é uma fonte permanente de erros e ilusões.
...
na primeira infância quando começamos a distinguir o falso do verdadeiro, pode nos acompanhar por toda a existência e tornar-se até uma fortíssima dependência, quando então mentimos compulsivamente. Neste caso extremo, o quadro é patológico e há necessidade de se recorrer à terapia
...
fonte: http://jornaldehoje.com.br/a-mentira-nossa-de-cada-dia-ii-por-ailton-salviano/========~~~~~~~~~~~~============~~~~~~~~~~~~~===========~~~~~~~~...Prestes a completar 86 anos, Hilda Knott adora jogar videogame e diz que os jogos a ajudam a manter sua mente ativa.A idosa diz gostar das aventuras e das lutas, mas principalmente dos enigmas, que a fazem quebrar a cabeça para alcançar algum objetivo. Assista ao vídeo.Segundo a idosa, o incrível dos games é encontrar algo novo todos dia, seja para passar para a próxima fase ou para conseguir terminar o jogo.O caso de Hilda ilustra bem o crescente interesse de pessoas acima de 70 anos por videogames.Andrew Oliver, cofundador da empresa Blitz Games, explica que o mercado da terceira idade está crescendo rapidamente e que cada vez mais pessoas idosas querem jogar.Hilda que o diga. Para driblar seus problemas de visão, ela comprou uma TV de 65 polegadas. E assim ela pode continuar jogando Call of Duty, seu game favorito....fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/01/idosos-usam-videogames-para-manter-mente-ativa.html



Permalink

| Leave a comment  »
*****************************************************************************RepaRepassado por Sõnia Maria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário