sábado, 5 de janeiro de 2013

PRIMEIRAS PALAVRAS POR JB XAVIER

Imagem: Arquivo Digital de Manoel Hélio.

PRIMEIRAS PALAVRAS POR JB XAVIER

Olá, amigos.
Nosso homenageado deste número foi um homem ímpar. Veja por que, no Suplemento!
E neste número, ao invés de publicar o "GENTE QUE FAZ" numa seção à parte, resolvemos reproduzir neste espaço uma história de sucesso, como tantas que já presenciamos na UBT narrada por Patrícia Rocco, em cuja narração se nota a empolgação daqueles que fazem.
"A UBT e a SEC. DE CULTURA DE SÃO BERNARDO Mal se conheceram e, acreditem se quiser, a empatia foi total. Meu Deus! Como agradecer às duas tamanha confiança?
Acredito que os efeitos, nada colaterais, que a poesia do Gilberto (Gilberto Gaspar) sobre mim, alavancada pelas ideias da Domitilla e de JB Xavier, encontraram eco no competente exercício do nosso Secretário de Cultura, Osvaldo de Oliveira Neto. Ele, super bem assessorado pelos funcionários Kedley Correa de Moraes, Pedro Henrique Serra, Eraldo Ramos de Souza, Fabio de Jesus, Gonçalo Pavanello e pelo poeta batalhador Manoel Hélio, fazem-me crer que 2013 será o ano da Trova em S. B. do Campo. Ao trovador Antonio Vanzella, autor da Lei Municipal 2690/85, que me antecedeu na função e realizou na década de 80 nossos Jogos Florais (como ele sempre destaca, graças ao apoio do nosso IZO), prometo seguir com todo empenho."
E são histórias como esta, ocorridas de norte a sul do Brasil neste ano que agora finda, mesmo além-fronteiras, que nos fazem vibrar com o renascimento do amor que o Natal representa. E sob a luz do nascimento de Jesus repito o poeta:

Tudo aquilo que fazemos.
na vida, seja o que for,
é um mundo que renascemos,
se o fizermos por amor!

A todos, boa leitura.

Fonte: Informativo U.B.T. UNIÃO BRASILEIRA DE TROVADORES, SEÇÃO SÃO PAULO/SP, Ano 34, nº 414, Dezembro/2012.


2 comentários:

  1. Manoel
    Obrigada pela divulgação.
    Estamos prontos para realizar novas oficinas. Ontem estive na Secretaria de Cultura e sugeri que a motivação dos agentes de leitura deve se dar pelo incentivo à escrita. A trova é perfeita para isso!
    O jornalista e escritor ADEMIR MEDICI já encaminhou a pesquisa sobre o MURAL DE TROVAS (infelizmente coberto por tapumes) existente na Escola "Iracema Munhoz", centro da nossa cidade, junto à Praça Lauro Gomes.
    O trovador ANTONIO VANZELLA me entregou no NATAL todo o material histórico da UBT MUNICIPAL, que tantos JOGOS FLORAIS realizou em São Bernardo na década de 80.
    Fico no aguardo do sinal verde!

    Patrícia Rocco

    ResponderExcluir
  2. Patrícia,

    Desejo-lhe sucesso nessa nova empreitada e que 2013 a Trova possa marca presença em nossas vidas literárias aqui em São Bernardo do Campo.

    Saudações Poéticas,

    Manoel Hélio.

    ResponderExcluir