domingo, 11 de outubro de 2020

Prefácio de Junior Oliveira para o livro Uma Poesia Para Raul


Foto: Junior Oliveira


PREFÁCIO OU COMO DIRIA RAUL PRÉ-FÁCIL

Os dois vieram da Bahia, terra onde tudo começou, e não estou falando da chegada dos portugueses, mas, sim, quando em 28 de junho de 1945 às 8 horas, nasce Raul Santos Seixas, figura esta que é homenageada neste livro do poeta Manoel Hélio Alves.
Raul adorava os livros e um de seus desejos era ser escritor, passar as horas na biblioteca de seu pai era um de seus passatempos prediletos. Foi ali que o garoto Raulzito pôde amadurecer seus questionamentos, o que o acompanhou a vida toda.
É possível perceber que na obra de Raul há muita poesia, as letras de Raul nos chamam para dentro do assunto e faz com que prestemos atenção ao que ele quer dizer. Ao ler as poesias de Manoel Hélio tive essa mesma sensação.
Conheci Manoel Hélio no ano de 2019, logo o interesse de ambos por Raul já virou assunto para longas conversas, e quando ele me disse sobre a produção deste livro já fiquei ansioso para lê-lo e saber o que viria dessa obra. Hoje, cerca de um ano após esse encontro, temos a felicidade de estarmos com projetos na mesma Rádio, a Plano B, Manoel Hélio com o “Rock & Poesia”, e eu com o “Rock História” e o “Comando Madrugada”, além do quadro “Todo Mundo Explica” no programa “Mosca na Sopa” junto da Gabriela Mousse (que inclusive foi responsável por esse meu encontro com Manoel Hélio) podemos falar também de Raulzito Seixas.
E hoje também, você, leitor, amigo terá o prazer de se deliciar nas páginas deste livro e nestas poesias, onde Raul e Manoel Hélio se misturam o que resulta numa belíssima e merecida homenagem ao nosso querido Raul.
Desejo a todos uma ótima leitura e que tenham as melhores sensações e prazeres ao lerem estas poesias.

Junior Oliveira é radialista, historiador (em formação), pesquisador da obra de Raul Seixas, e presidente do Raul Rock Club de Belo Horizonte, Minas Gerais.


 Projeto Uma Poesia Para Raul no Facebook: https://www.facebook.com/groups/735183419902746

Um comentário: