Poesia, convidados e muito som em um programa que marcou quem acompanhou a primeira vez que mais este atentado preenchia as noites de terça na Rádio Rota.
Uma grande oportunidade para quem perdeu da primeira vez e para os que gostariam de relembrar.
Aleluia Nunca Mais – A trilha sonora do fim do mundo
O programa surgiu durante um momento em que o conservadorismo e o retrocesso estavam a pleno vapor pelo Brasil (Ainda está, só que agora em sua versão bem maquiada e palatável). Era presidente defendendo o militarismo em todas as instâncias e instituições, ruralistas e grandes empresários falando abertamente em atirar contra movimentos sociais, a bancada da bala querendo armar toda essa gente... Mas como, ainda bem, tem sempre quem discorde, os movimentos que se posicionam contra o autoritarismo e o obscuro reacionarismo começaram a se pronunciar. Frases pixadas nos muros das cidades e gritadas em manifestações mostravam o descontentamento de uma parcela considerável da população com este bizarro retorno aos tempos sombrios. Uma destas frases que virou forte campanha popular era DITADURA NUNCA MAIS. Como a bancada evangélica e seus pastores estavam, e ainda estão, ao lado dos fascistas tupiniquins, pensamos em um trocadilho de DITADURA NUNCA MAIS com ALELUIA NUNCA MAIS, fazendo não só uma crítica ao tétrico momento político vivido, como a união das igrejas evangélicas aos setores de extrema direita e a lavagem cerebral que as religiões fazem nos que em um ato de desespero buscam acreditar em qualquer coisa que lhe dê o mínimo de sentido. O subtítulo A TRILHA SONORA DO FIM DO MUNDO está diretamente ligado aos sons que rolam na programação e que trazem a narrativa da sociedade destrutiva e apocalíptica criada pela humanidade.
O programa passou por várias etapas, com diferentes apresentadores e momentos, mas nunca deixou de ser uma ferramenta para a destruição de limites e fronteiras, buscando tirar o ouvinte de sua zona de conforto e das caixinhas armadilhas que sempre buscam nos aprisionar. Um alfinete afiado para estourar as bolhas. Impossível decifrar o programa ouvindo apenas um ou outro. O ALELUIA é para ser acompanhando com atenção, pois os programas se completam a cada episódio, mostrando cada vez mais ao que veio e dando forma ao seu caráter blasfemo, iconoclasta, debochado e trágico. Isso tudo sempre com total desprezo pelos rótulos. Não somos produtos em suas prateleiras.
Links para ouvir o programa:
Outras informações e postagens sobre o programa:
https://editoramerdanamao.blogspot.com/2024/09/enquanto-o-caos-impera-trilha-sonora-do.html
https://editoramerdanamao.blogspot.com/2024/09/passando-so-para-lembrar-que-toda-terca.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário