domingo, 2 de março de 2014

ÁRVORES AMEAÇADAS PEDEM SOCORRO



SOCORRO, AJUDEM-ME, POR FAVOR!

Publiquei esta postagem aqui na Tribuna Escrita em 09 de novembro de 2013.
Apesar de meus pedidos e protestos no sac da prefeitura (p minúsculo proposital), o malfadado 1746, tendo, inclusive, registrado no site do Globo Reporter da Rede Globo, não consegui apoio de uma pessoa sequer.
Resultado, o local em frente ao 389 da Haddock Lobo onde vivia um pé de oiti já virou calçada, como eu previa (impressionante como ninguém se incomoda).
Lá na rua Barão de Iguatemi, em frente ao 184, a castanheira vai deixar saudade e falta de sua sombra vai permitir ao sol esquentar mais a nova calçada e o ambiente.

Um blog sobre Literatura, Arte, Cultura e Memória.
sábado, 9 de novembro de 2013
ÁRVORE NO RIO DE JANEIRO AGORA É LIXO

Menos uma árvore na Tijuca( rua Haddock Lobo 389) assassinada na semana passada: menos oxigênio, menos sombra, mais cimento, menos saúde. Também pudera, quem cuida das árvores no rio de Janeiro na gestão do Paes é a Comlurb. Isto mesmo, árvore agora é tratada como lixo.

                                         Haddock Lobo,133 - Virou calçada






                              Apesar do meu protesto, também virou calçada.
Solicitei em maio via 1746 (que não funciona para reclamações) o plantio de três árvores na rua Haddock Lobo cujos locais reservados para árvores correm serio risco de virarem calçada, e até hoje a Prefeitura não me atendeu.
No dia 30/09/2013 liguei para o fatídico 1746 para falar, novamente, sobre o meu pedido (protocolos Rio – 3540638-8 e Rio- 42283820 – tive que ligar duas vezes porque desligaram o telefone) e me disseram que a previsão era para 29/11/2013. Observem quanto tempo a Prefeitura, vou escrever com p minúsculo, a prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro leva para atender a um pedido de plantio de árvore. Atender ao meu pedido??!!! Ledo engano, no dia 10/12/2013 cimentaram, como eu tinha certeza que aconteceria, os dois locais na calçada em frente ao número 127.

Liguei, novamente, contrariado, para o maldito número. Deveria ter ficado registrado, não acredito, sob o protocolo Rio47700998-2, o que me disse o atendente “ Se for o caso, abre-se o buraco novamente. Como se eu acreditasse...
No dia 12 de dezembro recebi o seguinte recado no meu celular:
“O motivo de fechamento sem possibilidade de atendimento foi por condições impeditivas à realização do serviço. (Rio-3540638-8) dúvidas: 1746”

O local onde morava a árvore, em frente ao número 389, da pobre rua Haddock Lobo,


está, hoje (15/12/2013) desse jeito:



É fácil imaginar o que vai acontecer... E, assim, vão se acabando as árvores da Tijuca. Pior que não vejo ninguém ao meu lado para reclamar, triste fim...

A próxima é essa, na rua Barão de Iguatemi, em frente ao número 184.


Porque será que os moradores não se mobilizam para exigir o replantio das árvores assassinadas? É por conta desse pensamento ignorante de destruir a natureza, que as catástrofes estão ocorrendo cada vez mais amiúde. Estão acabando com as fábricas de oxigênio da grande Tijuca, antes uma das regiões mais arborizadas do Rio, com o intuito, descarado de proteger os fios da Light. Pior para a população ignorante: mais sol na cabeça, ar poluído, calor, enchentes, etc. Em contrapartida, menos saúde.
Em tempo: a prefeitura não tem mais ouvidoria, motivo óbvio.

Mario Rezende

Nenhum comentário:

Postar um comentário