terça-feira, 8 de abril de 2014

Enterro sem defunto - resenha Marcos Linhares - Jornalistas e escritor


Literatura policial com estilo e qualidade

Uma ficção doce sobre a salgada vida de um policial: Alcides. Bem construído pelo competente Daniel Barros, o agente mostra-se humano, voraz pela vida, apreciador de bom uísque e de belas mulheres, e acima de tudo, bom no que faz.



Narrado em dois tempos com narrador onisciente, a dualidade de cenários impele, incita o leitor a romper cada página em busca do desenrolar das investigações de Alcides e dos colegas, assim como de momentos recentes do protagonista.

As campanas, as combinações, a rotina de um policial é tratada com esmero por um escritor que, por sinal, também é agente da polícia civil do Distrito Federal.

Alias, o próprio DF é retratado quase com um personagem. Transitamos em cenários da capital federal com alegria e espanto pelo uso feito a ação situação. Alagoas, terra de Daniel, também compõe o ambiente, só que na trama paralela. 

Na gangorra de emoções Alcides, subimos e descemos cada palmo, arrebatados pelo ritmo marcante de Daniel, Barros, esse um componente forte da obra. 

Outro detalhe que complementa de forma perspicaz a composição do autor são as receitas e pratos espalhados por todo o livro. 

Acho que o enterro ficou sem defunto, pois ele preferiu voltar dos mortos para ler o livro do Daniel. E parece que não quer mais voltar, esperando pelo próximo. Seguirei esse exemplo dele. Afinal, depois do nítido amadurecimento da narrativa de Daniel após "O Sorriso da Cachorra", esperam-se novas obras com seu toque de fino humor, retrato refinado e cru da realidade, recheado com dose de sonho, medo, dor,paixão, sexo, enfim, de vida. A vida espalhada pela páginas das obras bem ornadas com o barro das palavras desse Daniel alagoano.

Que estejamos ainda vivos, à espera da próxima obra. Pois cada dia nesse mundo frenético é uma eternidade. Ao Daniel, o meu chapéu. 

Marcos Linhares 
Jornalista e escritor
Autor de "Não existe crime perfeito" , entre outros livros






Nenhum comentário:

Postar um comentário