quinta-feira, 20 de outubro de 2022

II Festival Mário de Andrade acontece em SP


Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o evento acontece entre os dias 21 e 23 de outubro e tem como tema principal ‘Literatura e Artes na Pauliceia 2022’

A segunda edição do Festival Mário de Andrade acontecerá entre os dias 21 e 23 de outubro, das 10h às 17h, no Centro Cultural dos Correios São Paulo (Praça Pedro Lessa 'Praça das Artes', s/n – Vale do Anhangabaú - São Paulo / SP) e na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94 - República, São Paulo / SP).

O tema principal do evento será Literatura e Artes na Pauliceia 2022, com foco na literatura brasileira e sua diversidade atual, e terá, entre outras atividades, palestras, debates, oficinas, saraus e slams com autores de todo o país. A entrada é gratuita, a classificação indicativa é livre e o local terá acesso para pessoas com deficiência. O acesso pelo transporte público é pela Estação São Bento, na saída para o Vale do Anhangabaú.

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, o festival conta com o apoio de outras instituições culturais localizadas nas proximidades da Biblioteca Mário de Andrade, como o Museu da Língua Portuguesa, o SESC 24 de Maio e o Centro Cultural Correios São Paulo (CCCSP), que receberão uma programação especial para o evento.

As atividades se concentrarão nos dois prédios da Biblioteca – o edifício sede e o anexo, onde está localizada a Hemeroteca da instituição –, na Sala do Conservatório da Praça das Artes e na Praça Dom José Gaspar, com tendas e outros espaços de exposição e convivência.

O evento surgiu, originalmente, em 2019, com sucesso já em sua primeira edição. Agora retoma pela segunda vez, após a pandemia da covid-19, mantendo como um de seus objetivos a formação de leitores. “Após dois anos de pandemia, com longos períodos de isolamento, queremos que as pessoas redescubram o livro físico, esse objeto mágico capaz de criar mundos novos”, conclui Jurandy Valença, diretor da Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

O Festival pretende levar mesas literárias diversas e abraçar o público jovem, com temáticas inerentes e importantes a este universo, como o amor, as redes sociais, o afrofuturismo e outros temas.

Um dos grandes destaques da programação deste ano é a Feira do Livro do Festival, que acontecerá nos dias 22 e 23, sábado e domingo, das 10 às 18 h. Serão mais de 50 editoras e livrarias que participarão do evento, de grande ou pequeno porte, independentes ou não, cada qual com seu projeto editorial e curatorial único, sempre em busca de novos leitores.

Além disso, a programação também está recheada de novidades: A mesa de abertura do Festival, Amor aos Livros, tem início às 19h da sexta-feira (21), na Praça das Artes, e recebe a atriz Isabel Teixeira, que fez sucesso recente como a Maria Bruaca do remake de Pantanal, para uma conversa com a educadora Bel Santos Meyer sobre o impacto dos livros em suas trajetórias. Além de atriz, Isabel também é formada em Letras e dirige sua própria editora artesanal, a Cadernos Fora de Esquadro, desde 2014.

Destacam-se, também, o show de Marina Lima na noite de abertura (21), às 20h30, na Praça das Artes, e a mesa Versos e Rimas, no sábado às 18h, que traz Rashid, GOG e a compositora Jup do Bairro, simbolizando duas gerações do hip-hop nacional, para explorar as particularidades da escrita de rap e outros gêneros urbanos, os convidados comentam aspectos técnicos das composições e revelam os artifícios utilizados por grandes compositores.

Já no sábado (22), Ayô Tupinambá marca presença na Praça das Artes, às 11h, com a atração Canto pra Sobreviver, na qual revisita sua história e vivência travesti, preta e gorda. No último dia, no domingo (23), Ferréz, fundador do selo Literatura Marginal, apresenta um painel literário no terraço da Biblioteca Mário de Andrade, às 16h, para falar de seu processo criativo e de como ser um escritor independente.

A programação completa está disponível no site oficial da Secretaria Municipal de Cultura - para conferir, clique aqui.

A experiência colocará o público em contato com produções editoriais diversas, promovendo uma pluralidade de gêneros e formatos, além de mostrar os pontos de contato da literatura com as outras artes, como a fotografia e as artes plásticas.

Em caso de dúvidas ou para mais informações, envie um e-mail para centroculturalsp@correios.com.br, ligue no número (11) 2102-3691 ou confira o Instagram oficial da Biblioteca Mário de Andrade e da Secretaria da Cultura da Cidade de São Paulo.


FONTE: https://www.publishnews.com.br/materias/2022/10/18/2-edicao-do-festival-mario-de-andrade-acontece-no-centro-de-sp, publicado em 18/10/2022, acessado em 20/10/2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário