terça-feira, 28 de setembro de 2010

Lei nº 13.948/2005.

Senha de horário nos bancos.
Aos amigos,

Vivi essa semana uma experiência que confirmou uma suspeita.

Há cerca de um mês eu entrei no Banco Itaú para fazer um pagamento e, quando vi o tamanho da fila, pensei: 'Vou ficar horas aqui dentro'.

Foi quando me lembrei da lei que entrou em vigor na capital paulista (e no Brasil), que regula o tempo máximo de espera em fila bancária. Salvo engano, são 20 (vinte) minutos em dias normais, e 30 (trinta) em dias de pagamento de pensionistas do INSS.

Assim sendo, solicitei a um funcionário a senha com o horário de entrada na fila, pois se o tempo excedesse, eu encaminharia o papelucho para a prefeitura multar o banco.

Entrei na fila, e notei que de repente aquele som que sinaliza caixa desocupado, começou a tocar com maior freqüência, e a fila foi diminuindo rapidamente.

Quando cheguei ao caixa, ele solicitou a senha para autenticar, e eu fiquei intrigado. No meio de tantos clientes, como ele sabia que a senha estava comigo?

Examinei então os dois horários, entrada e saída e constatei que foram 17 minutos de fila. Eu esperava ficar mais de uma hora.

Percebi que quando eu pedi a senha, o gerente colocou mais caixas e o atendimento fluiu rapidamente.

Hoje, fui novamente ao mesmo banco e dei de cara com a mesma fila imensa. Não tive dúvida. Procurei um funcionário e pedi a senha. Ele, fazendo cara de bobo, perguntou:
- Que senha? Não tem senha. Entre na fila.

Eu insisti.

Ele disse que não sabia de senha alguma...

Procurei os caixas e notei uma plaquetinha discreta que dizia: 'Se necessitar senha, solicite ao caixa'.

Pedi a senha ao caixa, e ele fez outra cara de bobo e disse:
- Que senha?
Parece que os funcionários já estão treinados a não fornecer a senha.
Então eu exigi:
- A senha que diz o horário que eu entrei na fila. É lei...
O caixa meio contra vontade forneceu a senha e eu entrei na fila.

No início continuou lenta, quase não andava.
De repente, o mesmo fenômeno, começou o som que não parava mais, e a fila foi rapidamente diminuindo.

Quando cheguei ao caixa, desta vez não foi surpresa, ele pediu a senha pra autenticar, e após a autenticação, ele se virou para uma senhora que circulava por trás dos caixas, com cara de gerentona, e em resposta à pergunta dela de...'E aí? Tudo bem?'
O caixa respondeu:
- BELEZA.

Matei a charada! 'BELEZA' foi a constatação que o caixa fez.

Fui atendido em 14 (quatorze) minutos.

E a gerentona então deu um sinal que eu entendi que seria para alguns dos caixas voltarem para os locais de onde foram retirados para atender ao público.

MORAL DA HISTÓRIA - Existe sim um número de funcionários nos bancos, suficiente para atender dignamente o público, porém eles são desviados para outras funções mais lucrativas, tais como vender seguro por telefone, enquanto os idiotas dos clientes ficam na fila.

Eu não fico mais.

Cada vez que entrar em um banco, exija sua senha com o horário. Vamos lutar por esse direito obtido.

Não sejamos bobos...

É só a gente divulgar e insistir para a lei ser cumprida.

AFINAL ELES NÃO NOS POUPAM, cobram Encargos, Tarifas, Cestas, Taxas, todas abusivas tornando os Banqueiros os homens mais ricos do Planeta.

Se gostou, NÃO se esqueça de repassar a seus contatos!!!!

2 comentários:

  1. Juiz suspende lei que limita tempo de atendimento em bancosPOR FERNANDO PORFÍRIO
    O juiz Marcelo Sergio, da 2a Vara da Fazenda Pública de São Paulo, deu liminar que desobriga as agências bancárias paulistanas de atender os usuários em, no máximo, 15 minutos em dias normais. Cabe recurso.
    A decisão atendeu a pedido de liminar em Mandado de Segurança ajuizado pela Febraban — Federação Brasileira de Bancos contra a Lei Municipal 13.948/05, regulamentada pelo Decreto 45.939/05, ambos de São Paulo.
    De acordo com as duas normas, os bancos eram obrigados a colocar à disposição dos usuários pessoal suficiente no setor de caixas para que o atendimento fosse feito no prazo de 15 minutos em dias normais, 25 minutos às vésperas e após os feriados prolongados, e em 30 minutos nos dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais.
    Com a liminar ficam suspensas as infrações autuadas até 120 dias da data da impetração. A liminar acata os argumentos de que a instituição financeira não tem como prever o tempo de espera e que somente os bancos são obrigados a cumprir a determinação, e não outros estabelecimentos particulares e públicos.

    ResponderExcluir
  2. O pior não é só a espera, também tem o desrespeito dos funcionários aos aposentados, como aconteceu comigo:

    Estive ontem na Agencia 2106 de Caieiras para saber sobre o PIS da minha aposentadoria, a garota da senha apesar de eu ter dito que era aposentada me deu uma senha comum AE021, subi as escadas e fiquei aguardando então passou um senhor na minha frente com senha preferencial, eu achei que estava errado já que eu também teria direito a uma senha preferencial, fui até a moça e reclamei pedindo senha preferencial, voltei, o SR. RENATO FIORE, que estava atendendo começou então a voltar para a senha não preferencial no 21 eu fui lá e reclamei, falei que ele esperasse então um minuto que eu ia pedir a outra senha para moça da senha, corri lá e voltei com a senha antiga, ele não aguardou e chamou o seguinte quando voltei praticamente 1 minuto depois ele já estava com o cliente acabando de sentar apresentei a senha para ele, e ele falou que não ia me atender que eu levantasse da cadeira imediatamente para ele atender o outro rapaz, fui então falar com o Sr. Ricardo em outra mesa que estava atendendo outra cliente de nome Izabel, que também foi destratada pelo mesmo RENATO, enquanto aguardava ele atender a referida senhora, o Sr. Ricardo terminou o atendimento da pessoa que estava sentada ele rapidamente pulou dois números preferenciais para não me chamar, eu acabei sendo atendida pelo outro funcionário, mas fiquei mais de uma hora dentro do Banco para ser atendida, por causa do desrespeito do SR. RENATO com uma senhora idosa. Pelo que eu sei existe uma Lei de atendimento aos idosos no Banco que limita em meia hora o máximo para este atendimento. Sendo assim a Caixa descumpriu esta lei no meu atendimento por conta da menina da senha e do SR. RENATO da mesa de atendimento. Tenho as duas senhas AE021 e PE506, com horários que provam este mau atendimento além da grosseria do funcionário que nem tentou entender meu pedido e me destratou.
    Pretendo divulgar este acontecimento em outros sites de denuncia, pois sai da agência tremendo, zonza e cheguei na minha casa em Franco da Rocha passando mal pelo nervoso, e tive até que tomar remédio para a pressão baixar (estava 10 X 15), pois sofro de pressão alta.

    ResponderExcluir