quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CÉUs de Marinho e os depósitos de crianças

Da Redação

Chamou atenção recentemente a declaração de Admir Ferro (PSDB), vereador e ex-secretário de Educação e Cultura de São Bernardo. Para ele, os CEUs - Centros Educacionais Unificados – que o prefeito Luiz Marinho (PT) pretende construir na periferia da cidade serão “depósitos de crianças”. Diz o vereador jamais ter ouvido falar em escolas para 5 mil alunos como pretende construir a atual administração municipal de São Bernardo.
Marinho segue a estampa da ex-prefeita petista da Capital, Marta Suplicy que fez dos CEUs uma de suas principais bandeiras. No entanto, fosse a novidade amplamente aceita pela população, ela teria conseguido a reeleição, o que não aconteceu. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) espertamente se valeu dos CEUs como argumento de que sua gestão deu continuidade às obras da administração anterior e, com isso, obteve boa avaliação nos dois primeiros anos de governo diante de uma população que não aceita mais mudanças radicais e descontinuidade de ações administrativas.
O que o prefeito de São Bernardo não explicou, até agora, é como vai administrar 5 mil alunos num único espaço. Será necessário transporte para levar e trazer as crianças e, também, imensos refeitórios para alimentar tamanho contingente. Nada mais impessoal, ou seja, “socialista”.
A primeira experiência de grandes escolas que agregam também equipamentos esportivos e culturais vem de longe. Foi implantada, inicialmente, por Leonel Brizola (PDT) e seus CIEPs quando governou o Rio de Janeiro. Os CEUs do PT estão enraizados no mesmo viés socialista que anuncia oferecer “oportunidades iguais” para todos. É de se perguntar: qual igualdade haverá entre alunos despersonalizados, amontoados em gigantescos complexos educacionais e os freqüentadores de singelas escolas particulares?

http://www.jornalabcreporter.com.br/noticia_completa.asp?destaque=12274, publicado 02/02/2011, acessado 03/02/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário