Kleber Werneck
Tunico alerta: reajuste não é aumento de salário
A Prefeitura de São Bernardo alardeou ontem um reajuste de 6,36% concedido aos servidores municipais. A proposta da administração foi apresentada ao Sindiserv (Sindicato dos Servidores Públicos) e aprovada em assembleia. Agora, será levada a votação na Câmara de Vereadores. O vereador Tunico Vieira (PMDB), no entanto, tratou de jogar um balde de água fria na euforia dos servidores. Ele ressaltou que a medida é apenas um “reajuste” do que foi perdido e não um aumento de fato. “Por exemplo, nosso IPTU aumenta todo ano, com isso há perda no salário”, explicou. Tunico disse ainda que só há aumento quando, além de cobrir as perdas, o montante soma mais valores ao salário. “Se não for dessa forma, não é aumento, é reajuste. E pelo que eu vi até agora esse governo só concedeu reajustes, mas nenhum aumento de fato”, concluiu.
Exemplo
O vereador Tunico Vieira (PMDB) afirmou que o modelo administrativo e financeiro mais justo com o trabalhador foi implementado durante a gestão do prefeito Walter Demarchi. Na ocasião, ele criou um gatilho que dava reajuste no percentual da inflação mais um por cento. “Dessa maneira havia reposição e ganho real”, disse.
Aumento
Em São Paulo o prefeito Gilberto Kassab (DEM) enviou para Câmara projeto de lei que concedia aumento para ele próprio em torno de 90%. Em São Bernardo havia o temor de que Luiz Marinho fizesse algo parecido. Mas o chefe do Executivo local deve receber o mesmo reajuste do que os outros funcionários públicos, ou seja, 6,36%.
Aproximação: O vereador Tunico Vieira (PMDB) esteve ontem em reunião com o Secretário de Governo de São Bernardo, Maurício Soares. O motivo do encontro foi de estreitar o relacionamento do novo secretário com o membro do Legislativo. Eles conversaram sobre pedidos pendentes da comunidade, enviados ao Executivo por meio de indicações, e discutiram sugestões para melhorar o desenvolvimento da cidade.
Campanha: O pré-candidato a prefeito de Santo André pelo PSDC, Alexandre Fláquer, participou ontem do Programa do Joaquim, apresentado pelo jornalista Joaquim Alessi, na TV Mais. Fláquer aproveitou o espaço para divulgar suas principais ideias de campanha. Ele falou, entre outras coisas, sobre Turismo, Esporte, Infra-estrutura e também a Vila da Paranapiacaba. No fim aproveitou a oportunidade para divulgar a chapa que concorrerá nas eleições do ano que vem.
“Em São Bernardo o Marinho não iria ter a coragem de fazer isso”
do vereador Antonio Cabrera (PPS) ao lembrar da proposta de aumento salarial do prefeito da Capital Gilberto Kassab (DEM), que ultrapasou os 90%.
• Amanhã o PSDC de Mauá realiza sua convenção municipal, que está sendo organizada pelo atual presidente Claudio Donizete. A expectativa é que nesse ano o partido bata recorde de participação. Isso porque, ex-filiados do PP e também do PR trocaram de legenda. Agora estão no PSDC.
• Segundo o presidente do PSDC, Claudio Donizete, o que mais atrai os jovens a se filiar ao partido em Mauá é o fato de ser a legenda que mais cresce na cidade. Nas últimas duas eleições o partido fez dois vereadores e por pouco não conseguiu o terceiro.
• O vereador Manoel Lopes (DEM), de Mauá, postou um vídeo curioso em seu site. Na gravação ele aparece sendo engolido por um buraco de dois metros de profundidade no Jardim Sônia Maria. A cratera está localizada na rua da União, altura do número 300, em frente à escola Professor Manoel Cação. Segundo o vereador o buraco já está no local há mais de sessenta dias e a Prefeitura ainda não tomou providências.
http://www.jornalabcreporter.com.br/noticia_completa.asp?destaque=12784, publicado 19/03/2011, acessado 19/03/2011.
O pior de tudo é ver camaradas elogiando a Administração e não abrindo os olhos para o que está acontecendo. Por exemplo, de que adianta ter plano de habitação sem salário para poder pagar as prestações.
ResponderExcluir