segunda-feira, 23 de maio de 2011

Jornalistas escritores se reúnem em São Paulo

Luciane Mediato
Do Diário do Grande ABC


Doze dos mais consagrados jornalistas brasileiros que também fazem sucesso na literatura confirmaram presença e participarão do Encontro com Jornalistas Escritores, oferecido como atividade complementar do Congresso Mega Brasil de Comunicação, realizado entre amanhã e dia 27, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Com a curadoria de Audálio Dantas, um dos mais respeitados jornalistas brasileiros e também é escritor, o encontro está marcado para as manhãs e noites dos dias 25 e 26. A primeira mesa, na manhã do dia 25, reunirá, das 9h30 às 11h30, Eliane Brum, Laurentino Gomes e Zuenir Ventura; a segunda, na noite desse mesmo dia, de 19h30 às 21h30, Caco Barcellos, Mauricio de Sousa e Ziraldo.

Na manhã seguinte, no mesmo horário, Juca Kfouri, Moacir Japiassu e Ricardo Kotscho se reúnem na terceira mesa. A quarta, na noite (mesmo horário) do dia 26, Antônio Torres, José Hamilton Ribeiro e Regina Echeverria.

"Esse encontro é muito importante para o debate do jornalismo e da literatura. É cada vez mais comum que jornalistas escrevam livros. Profissionais que seguiram esse caminho existem muitos no Brasil. Temos grandes exemplos como Fernando Morais, Laurentino Gomes entre outros nomes", comenta Dantas.

O curador ressalta que esse estilo literário dentro do jornalismo não é recente. "Nos Estados Unidos temos o grande Gay Talese. Ele escreveu, na década de 1970, o perfil de Frank Sinatra sem nenhuma entrevista com o cantor, utilizou apenas a observação e o depoimento de pessoas que conviviam com o artista. Talese fez parte do Novo Jornalismo, mas no nosso País temos exemplos desse estilo bem antes dessa época. Um exemplo é Euclides da Cunha que foi para Canudos e revelou um Brasil interiorano, antes ignorado e desconhecido", afirma Dantas.

Uma das características dos jornalistas que seguem os caminhos dos livros é utilizar a literatura sem fugir da realidade. "Não se pode e nem se deve inventar algo. O que fazemos é um jornalismo aprofundado com informação de qualidade. Publicações que não são livros e seguem essa linha são: a antiga revista "Realidade" e hoje, a "Piauí"", afirma.

Para Dantas, não existe uma formula a ser seguida e nem uma técnica para fazer textos literários no jornalismo. "Acredito que seja uma questão de vocação. Cada escritor tem seu estilo e personalidade nos textos. O conselho que posso dar é paciência na hora de escrever e pesquisar, porque se não você acaba caindo no imediatismo da notícia. Além disso, tudo não passa de um olhar diferenciado da realidade e de humanização das matérias", avalia.

A inscrição para o Encontro com Jornalistas Escritores pode ser feita pelo site
www.megabrasil.com.br/congresso2011 ou telefone (11)
5576-5600. O valor por sessão é de R$ 20 e R$ 50 o ciclo completo.


http://www.dgabc.com.br/News/5887593/jornalistas-escritores-se-reunem-em-sao-paulo.aspx, publicado 23/05/2011, acessado 23/05/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário