Texto do Livro: "Um Novo Jardim " Hooshmand Fatheazam
Editora Bahái do Brasil - pags.98 ,99 e 100 - Edição de 2000- sexta edição revisada.
"Houve um tempo em que era necessário, um grupo de pessoas na socieddade para cuidar dos assuntos religiosos.
As pessoas comuns eram analfabetas ou não dispunham de tempo para fazer um estudo adequado de sua religião.
Por isso encarregavam esssas pessoas que não tinham outro serviço ou profissão na vida a não ser estudar a religião - cuidar para que o povo observasse suas leis. e è por isso que encontramos brâmanes entre os hindús, padres entre os cristãos, mulás entre os mulçumanos e rabinos entre os judeus.
Na Fé Bahá'i o clero profissional foi abolido e esta é uma das distinções de nossa religião.
Bahá'u'lláh diz que, embora os sacerdotes fossem necessários no passado, na nossa era eles são dispensáveis.
Ele convocou cada uma de nós a buscar a verdade por si mesmo, de modo que possa ver com os próprios olhos e não com os alheios, ouvir com os próprios ouvidos e compreender com o próprio poder de entendimento.
Na busca pela Verdade, os bahpa'isa adquirem suficiente conhecimento sobre sua Fé, o que não acontece com os crentes de outras religiões, que esperamm receber instruções dos sacerdotes.
Cada bahá'i deve orar por si mesmo e não pode pagar outras pessoias para orar por eles, como é feito por muitas pessoas em outras religiões.
Um bahái pede a graça e o perdão de Deus por si mesmo, não necessitando de um sacerdote para fazê-lo por ele, através de rituais e cerimônias criadas pelo próprio homem.
Cada bahá'i pode manter contato com Deus através de Seu Manifestante e nenhum intermédiário é necessário entre nós e Bahá'u'lláh.....
Na Fé Bahái, não existem sacerdotes nem personalidade alguma que possa formar adeptos entre os crentes.
Todos são iguais na Fé.
Ninguém tem o direito de interpretar os ensinamentos e as escrituras de Bahá'u'lláh.
Essa autoridade foi dada apenas a Abdu'l-Bahá, pelo próprio Bahá'u'lláh e depois de Abdu'l-Bahá o direito de interpretação foi dado a Shoghi Effendi......"
"Proclamai aos filhos da certeza, que dentro dos domínios da santidade, perto do paríso celestial, apareceu um novo jardim, em volta do qual circulam os que residem no reino das alturas e os habitantes imortais do excelso paraíso.
Esforçai-vos, pois, para que possais atingir essa condição; desvendar de suas anêmonas os mistérios do amor e aprender de seus frutos eternos o segredo da consumada sabedoria divina.
Consolados são os olhos dos que aí entrem e permanecem. "
********************************************************
Interesados em adquirir este livro, pode compra-lo on-line:
Continuaremos o assunto, na próxima postagem.
Sônia
Nenhum comentário:
Postar um comentário