quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Coletânea Café com Poemas - Itapetinga / Bahia


O movimento Café com Poemas e o Clube de Lu, empreendimentos culturais organizados por Valdeique Oliveira e Katiana Rigaud, respectivamente, se uniram para publicar uma coletânea com a potência do novo e a centelha que acompanham espíritos nobres que não se deixam abater com as “pedras no meio do caminho”.

Ao não obter apoio, sobretudo em tempos de pandemia, onde existe uma Lei para fomentar a cultura em nosso país, este brilhante e fecundo projeto editorial denuncia quão são despreparados aqueles que, lançando mão de seus micropoderes, enxergam de forma enviesada as grandes iniciativas, boa parte das vezes, por falta de preparo, dificultando e até abortando muitos projetos de valor e com eles incontáveis volições.

O grande mérito dessa “Coletânea Café com Poemas foi mostrar que é possível” fazer acontecer sem estar preso aos editais. A obra abre alas e revela a importância da proatividade, sobretudo em um país ingrato com seus autores, artistas, educadores e fazedores de cultura.

Aos poetas presentes no livro, não nos resta dúvida que para muitos é a realização de um sonho, para outros, já mais tarimbados, a satisfação de estar entre seus pares, celebrando a participação em mais um ajuntamento de bardos ávidos por serem lidos.

Parabenizo aqui a bravura dos organizadores deste importante livro. Que sirva de referência para outros. Chegar até aqui não é fácil, exige muita disciplina, seriedade e acima de tudo amor pela literatura, pois em um país que pouco se lê e um Estado que não valoriza o livro e a leitura, estar neste cenário produzindo de forma otimista é um ato de resistência e persistência.

A Cogito honrada com o convite, fez o seu melhor para que essa tribo de cafeicultores da poesia possa brilhar mais forte e subir cada vez mais alto.
Aos leitores a dica dessa leitura prazerosa, afinal de contas, um bom café com poemas não tem nada melhor.

Ivan de Almeida
Jornalista, poeta e editor

Autores Participantes:

Andrea Barreto Borges
Alan Félix dos Santos Moreira
Adelson Teles Pinto
Ananias Monteiro
Antônio Santana
Aurora Souza
Betinho de Saubara
Cris Leal
Débora Gonçalves
Débora Domingues
Eldre David
Eliz Leal
Eudete Luiz
Fozin de Anagê
Fillype BorSá
José Carlos Cardoso
Igor Pluma
Ioná Scarante
Vone
Junyor Vieira
Kamilla Broedel
Katiana Rigaud
Leandro Archon
Leandro Martins de Jesus
Lidy Veiga
Luis Barreto
Manoel Hélio Alves
Maria Celeste Bastos
Lucia Macêdo
Maris Stella Schiavo Novaes
Marta Tanan
Mara Gimenez
Noi Soul
Priscila Mancussi
Rafaela Cabral Damasceno
Renan Júnior
Roberta Pacheco Caetano Borges
Roger Ferreira
Rosiane Moreira de Jesus
Rudney Almeida
Samuel Silva Alcântara
Silvana Soares dos Santos Meireles
Tati Brito
Tereza Sá
Valdeci Batista Rocha
Valdeique de Oliveira Pereira
Vel Bandeira
Waschgniton Ferreira Santana
Yan Quadros

Marvione Macêdo é a poeta e artista plástica itapetinguense homenageada nesta coletânea literária.

Manoel Hélio Alves é poeta, autor do livro Uma Poesia Para Raul, natural de Macarani - Bahia, sócio da UBE União Brasileira de Escritores, mora em São Bernardo do Campo - São Paulo, participa ativamente de vários projetos literários. 

5 comentários: