quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Resenha: Cangalha do Vento por Manoel Hélio Alves

Cangalha do Vento - Editora Zarte - 2ª Edição

Recebi, através do Clube de Lu, o Cangalha do Vento, do Luiz Eudes, segunda edição. Nossa, o livro é muito, muito bom. A capa maravilhosa. Acho que essa capa tem tudo a ver com a questão do Sertão, do Nordeste. Então, assim, bate uma saudade...  E Cangalha, né?! Cangalha do Vento. Que Cangalha, só mesmo quem é nordestino sabe o que é uma Cangalha. Que é um vocabulário que tem muito a ver com o nordestino; os burros, as cangalhas que carregam os balaios, então Cangalha do Vento. E isso remete a uma questão de lembrança, e eu acho muito massa o texto do Luiz Eudes, onde ele retrata toda uma questão social, uma questão política, e eu, como sou migrante, senti. Então, quando eu li o livro do Luiz Eudes me emocionei muito, porque é aquela questão do voltar, do vir ao Sul, sair da sua cidade, procurar um emprego melhor, procurar um ganho maior, trabalhar para juntar um dinheiro e poder voltar para sua terra.

Então essa questão do migrante (todos nós somos brasileiros, mas, quando a gente sai do nosso habitat, nossa terra mãe, a gente vai para outras paragens, então a gente fica sem aquela questão do seu habitat natural, apesar de ser tudo Brasil). Mas quando a gente sai da condição de migrante procurando algo melhor, uma situação melhor, um ganho melhor, então enfrentamos essa dificuldade com a cultura, a dificuldade climática, as barreiras, não só as barreiras arquitetônicas, mas as barreiras atitudinais, o preconceito, uma visão de mundo diferente da nossa, a forma de ver o mundo, de estar com as pessoas, além da própria linguagem, o próprio falar.

O nordestino traz toda uma cultura no seu falar, nos seus gestos, e na forma de ver o mundo, e na sua culinária, gastronomia, e muitas vezes aqui no Sul as pessoas não têm essa compreensão, muitas vezes as pessoas não entendem e não conhecem o Nordeste e tem aquela visão preconcebida, tem um preconceito formado do que é a figura do nordestino. E uma coisa interessante que o Luiz Eudes retrata aqui na figura do irmão de um sindicalista nos tempos da ditadura, da perseguição política, e eu acho legal no texto do Luiz Eudes que ele coloca todas essas questões que são seríssimas, pesadíssimas, são coisas muito doidas, doloridas, mas ele escreve sobre a vida de uma forma que é tão suave, tranquila, que mesmo o leitor, como migrante, nordestino, sabendo que tudo aquilo é um sofrimento, que é pesado, injusto, uma luta de classe, uma questão cultural, a saudade dos cantos, das comidas, das danças não sofre. E aí é onde o leitor tem que embarcar na aventura do Luiz Eudes pra ler e entender nas entrelinhas.

Um texto belíssimo, um livro belíssimo, texto brilhante, maravilhoso, um escritor de mão cheia. Bom demais, meus parabéns! Amei o texto, amei o livro, a construção do livro, os tópicos. Um escritor maravilhoso, um contista maravilhoso. Amei muito, meus parabéns. O Luiz Eudes de toda essa história, de toda essa bagagem tem um potencial muito grande de poder lapidar as situações, a história, pegar o bruto e lapidar, e traz uma joia preciosa, livro preciosíssimo, bem trabalhado com início, meio e fim. Demais, maravilhoso mesmo, muito bom!


Manoel Hélio Alves é poeta, autor do livro Uma Poesia Para Raul, natural de Macarani - Bahia, sócio da UBE União Brasileira de Escritores, mora em São Bernardo do Campo - São Paulo, participa de vários projetos literários. 

2 comentários: