terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Coleção Bardos Baianos - Médio Sudoeste da Bahia


Médio Sudoeste da Bahia abre a nova temporada de lançamentos da Coleção Barros Baianos. Evento virtual no Canal da Cogito no YouTube em breve.

Leia trecho do texto de orelha da Coleção:

O Projeto editorial Bardos Baianos nasce do desejo de possibilitar que poetas espalhados pela Bahia tenham a oportunidade de publicar seus poemas, contrapondo-se ao elitismo literário que tanto dificulta o surgimento de novos valores. A Cogito Editora, com esta Coleção que publica 1.350 poetas, divididos em 27 antologias, uma para cada Território de Identidade da Bahia, além de realizar um mapeamento da poesia baiana jamais visto, cria as bases para a construção de um movimento literário de poetas em todo o Estado, retirando grande parte deles da invisibilidade.
A Coleção Bardos Baianos, ao se consolidar como uma força geradora de movimento, passa uma importante mensagem aos gestores culturais, nas três esferas de poder, responsáveis pelo fomento do livro, da leitura e de seus autores, pois, apesar de a ausência de políticas públicas para o fortalecimento da cadeia produtiva do livro causar tantos impactos negativos, acarretando a falta do acesso a uma educação lúdica e inclusiva, a produção literária é contínua. Através da organização da sociedade civil, neste caso de uma editora atuando de forma propositiva, revela-se a grande capacidade de resiliência daqueles que amam, incondicionalmente, as letras e as artes. 

4 comentários:

  1. Sou Bardos Baianos... com muito orgulho início os poemas com Eta Ferro!!!
    Parabéns a todos nós envolvidos nesta obra maravilhosa....Para Cógito Editora!!!

    ResponderExcluir
  2. Fico muito grato por ter tido esta oportunidade e espero poder fazer parte de vários outros daqui para frente. Sou Bardos Baianos...obrigado meu Deus! Sucessos para todos os poetas.

    ResponderExcluir
  3. 🙏 Gratidão a todos e todas!!! O projeto literário Bardos Baianos realmente é algo extraordinário!!!

    ResponderExcluir
  4. Fico muito grato de poder participar deste projeto. Obrigado à todos os envolvidos. Felicidades e parabéns pra todos do grupo.

    ResponderExcluir