sexta-feira, 8 de março de 2024

Sarau Sopa de Pedras: Um Convite à Diversidade e à Colaboração

 






O cenário cultural brasileiro é marcado por uma rica diversidade de expressões artísticas, e entre elas, o Sarau Sopa de Pedra emerge como um oásis de criatividade e colaboração. Inspirado no conto de Pedro Malazartes, o movimento artístico traz à tona o espírito de cooperação e contribuição, onde cada participante adiciona seu próprio "tempero" para enriquecer a experiência coletiva.

Origens e Inspiração:

O nome "Sopa de Pedra" evoca a história lendária de Pedro Malazartes, um personagem folclórico conhecido por sua astúcia e sagacidade. No conto, Malazartes promete fazer a melhor sopa já provada, usando apenas pedras. À medida que outros contribuem com ingredientes, a sopa se torna cada vez mais deliciosa, destacando a importância da colaboração e da generosidade. Essa narrativa serviu de inspiração para Abduzido, um viajante inquieto que, após vivenciar diversos saraus, decidiu criar algo único no cenário artístico brasileiro.



Coordenação e Dinâmica:

O Sarau Sopa de Pedra é coordenado coletivamente por um grupo de artistas comprometidos, incluindo Abduzido, Raquel Alves, Lena Santos, Nill Brasis, Cicinho Bonneges, João Ricardo Dias e Célio Sousa. A organização do evento começa com reuniões presenciais para discutir planos e estratégias. A divulgação nas redes sociais atrai uma ampla gama de participantes, desde poetas e músicos até artistas visuais e performers.

O sarau não se limita a um tema específico, mas é realizado com sensibilidade às datas importantes e às questões sociais relevantes. Por exemplo, neste mês de março, que é o mês da mulher, várias homenagens serão dedicadas às mulheres artistas e suas contribuições para a cultura brasileira. No entanto, todas as formas de expressão artística são bem-vindas e valorizadas.



Durante o evento, os participantes podem desfrutar de uma variedade de comidas e bebidas, incluindo porções de batatas, frango a passarinho, calabresa, cervejas e refrigerantes. AH!!!  E TEM UMA SOPA SERVIDA GRATUITAMENTE DURANTE O SARAU!

A  água está disponível nos filtros da Associação de Moradores da Vila Ré, local que sediou duas edições do sarau até agora.

A dinâmica das apresentações é caracterizada pela abertura e inclusão. O microfone está aberto a todos os que desejam compartilhar sua arte, seja através da poesia, música, dança ou qualquer outra forma de expressão. Cada artista tem aproximadamente 15 minutos para se apresentar, com a possibilidade de estender o tempo conforme necessário para garantir que todos tenham a oportunidade de participar.

Acessibilidade e Divulgação:

O Sarau Sopa de Pedra é um evento itinerante, realizado trimestralmente em diferentes locais da cidade de São Paulo. A primeira edição ocorreu em dezembro de 2023, seguida por uma segunda edição em março de 2024, na Associação de Moradores da Vila Ré. O próximo sarau está previsto para junho de 2024, proporcionando uma plataforma dinâmica e acessível para artistas emergentes e estabelecidos compartilharem sua arte com a comunidade.

Com uma abordagem inclusiva e colaborativa, o Sarau Sopa de Pedra continua a cativar e inspirar artistas e espectadores, celebrando a diversidade e a riqueza cultural do Brasil. Neste ambiente acolhedor e estimulante, cada participante é convidado a contribuir com seu próprio "tempero", criando uma experiência verdadeiramente memorável e enriquecedora para todos os envolvidos.



Participe do Sarau Sopa de Pedras e traga o seu tempero!

Serviço:

Sarau Sopa de Pedras

Local:  Associação de Moradores da Vila Ré, situada na Rua Pangauá, 669 – Vila Ré, perto da estação de metrô Patriarca.

Próxima edição: 09 DE Março

Hora: 14:00

Entrada: Gratuita

Redes sociais: https://www.instagram.com/sarau_sopa_de_pedras


#SarauSopaDePedras #Cultura #Diversidade #Comunidade

https://www.instagram.com/sarau_sopa_de_pedras


CARLOS GALDINO - Radialista 

Rádio Cantareira, Expresso Periférico, Tribuna escrita  e  Jornal dos trabalhadores


Nenhum comentário:

Postar um comentário