domingo, 12 de agosto de 2012

Pai-Herói

"Filhos , em tudo obedecei a vossos pais;pois faze-lo é grato diante do Senhor.Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados (Colossenses 3.20-21)

Há uma fase na vida, geralmente antes da adolescência, na qual o pai da gente é o nosso maior herói. Chegamos  mesmo a atribuir-lhe os predicados que os teólogos clássicos reservaram para Deus: onipotente, onipresença e onisciência.

O pai potente e onipotente

Sabemos que és potente, pai. Nós, os filhos e filhas, somos prova incontestável disso. Mas sabemos também , que não és onipotente.Alias, temos um Pai Onipresente. Deus é Todo-poderoso, e mesmo o sendo, não abusa de seus poderes para com seus filhos e filhas.Deixa-nos, muita vez, a nossa própria sorte, para que aprendamos a resolver os problemas por nós mesmos.

Querido pai, não te queremos onipotente. Aliás, sabemos que, muita vez, és frágil. Não queremos que resolva tudo por nós. Também queremos aprender a viver e, para isso, precisamos fazer nossas escolhas, ainda que saiam, a princípio imperfeitas ou incompletas. Não queremos amar-te por seres importante, poderoso, rico ou herói.

Queremos amar-te por amar-te.

O pai presente e o onipresente

Da mesma forma, gostamos quando estás presente, pai. Mas não gostamos quando pretendes ser onipresente. Deus é onipresente, mas age como se não fosse. Dá-nos liberdade para estarmos por nós mesmos. É nessa ausência que surge o espaço para crescer a saudade, o desejo do abraço e da companhia mútua.

Pai, amigo, esteja certo de que nós te amamos, mesmo quando ausente. Não precisaras esta todo o tempo pegando no nosso pé para que saibamos que te importas conosco. Queremos sempre presente, mesmo que na saudade.

O Pai ciente e onisciente

Pai, amigo, sabemos que és ciente de tuas responsabilidades paternais e tua experiência deu-te muita sabedoria. Sabes muito e, bem intencionado, queres nos dizer o que é melhor para nós, como fosses onisciente.Mas Deus nosso Pai do céu, que sabe todas as coisas não nos pressiona tanto assim.Dá-nos, com o ensinamento, a oportunidade da prática, isto é, a liberdade para que nós O amemos não só em  teoria, mas, principalmente, por experiência. Por isso pai, dá-nos a chance também de nos tornarmos sábios como tu és, pois não queremos apenas herdar conhecimento, mas conquista a sabedoria como você fez.

Pai, amigo, quando jovenzinhos, dizíamos a nossos coleguinhas que eras nosso melhor amigo, o homem mais inteligente e mais forte do mundo. Ainda não sabíamos que não era por causa dessas qualidades que te amávamos. Hoje, sabemos que, ainda que não sejas tudo isso, te amamos tanto, e tão profundamente e, provavelmente, bem mais do que então.

Ainda que herói não sejas, és nosso pai, e isso basta para te amarmos.

Alguem que reflete, brinca e aprende todos os dias com todos... Um filho aprendendo a ser pai...

FELIZ DIA DOS PAIS!

DOMINGOS MASSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário