quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Licitação para linhas intermunicipais do ABC é esvaziada

Da Redação

Pela quarta vez, a licitação da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) para reformular os transportes intermunicipais no ABC foi esvaziada pelos empresários de ônibus da região. Nenhuma proposta foi entregue na sessão de abertura dos envelopes que ocorreu no último dia 31 de janeiro, que teve cobertura exclusiva da reportagem.
O auditório estava praticamente vazio e rindo os empresários de ônibus e os seus representantes já contavam com resultado antes mesmo do final da sessão. Se não houvesse o boicote, seriam apresentadas hoje a Proposta Comercial, a Metodologia de Execução da proposta e os documentos de habilitação.
Na data seria classificada a empresa ou consórcio que poderia melhorar as operações de ônibus entre as cidades do ABC e ligando-as a outros municípios, como São Paulo e Mogi das Cruzes. Todas as outras 4 áreas da Grande São Paulo já foram licitadas.
A frota de ônibus no ABC é a mais velha de todas as três regiões metropolitanas do Estado (Grande São Paulo, Baixada Santista e de Campinas). A média de idade se aproxima dos 10 anos, quando o ideal é que esta seja a idade máxima individual dos veículos.

LICITAÇÃO

Às 10 horas da manhã, nenhum envelope fora entregue. Uma das componentes da mesa da EMTU declarava: "A licitação da área 5 foi deserta". Os empresários criticaram a licitação.
O advogado Francisco Bernardino Ferreira, representante da AETC - ABC - Associação das Empresas de Transporte Coletivo do ABC - entidade presidida por Baltazar José de Sousa, afirmou que a licitação não é compatível com a realidade operacional das viações e da região. "As condições do edital estão praticamente impossíveis de serem colocadas em operação. Independentemente disso, outros aspectos têm de ser avaliados até pelo histórico das empresas da região do ABC", disse.
Questionado sobre algum prejuízo da população Ferreira disse que o serviço continua. "Não vejo isso porque o serviço continua plenamente, as empresas continuam plenamente. Não há nenhuma interrupção. As empresas continuam empenhadas em continuar seu trabalho".
A EMTU informou que o sistema de concessão poderá melhorar ainda mais a qualidade do transporte oferecido. Apesar disso, a EMTU continuará gerenciando, fiscalizando e mantendo os serviços dentro do nível de qualidade estabelecido para todas as regiões.


http://www.jornalabcreporter.com.br/noticia_completa.asp?destaque=12347, publicado 09/02/2011, acessado 09/02/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário