terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Marinho vai vetar desconto do IPTU?

Da Redação

Talvez porque não esteja acostumado ao jogo político, de vez que sua carreira como sindicalista ocorreu num ambiente pavimentado por assembléias que confirmavam seus atos por aclamação, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), reagiu à imprensa com declarações impensadas sobre a fragorosa derrota que sofreu no Poder Legislativo na semana passada. Aliás, é o que sempre acontece quando se vê confrontado com os demolidores resultados de atitudes nada refletidas de seu governo.
De saída, foi um erro o cancelamento do desconto de 10% do Imposto Predial e Territorial Urbano, IPTU, para pagamento à vista. O beneficio vigorava até 2009 e foi retirado por uma manobra urdida no apagar das luzes de 2009, quando o prefeito contava com uma frágil maioria na Câmara. Com a mão do gato, Marinho embutiu a tunga num outro projeto, que nada tinha a ver com o imposto. Quando os vereadores perceberam, já era tarde. E os contribuintes foram penalizados em 2010 e também neste ano. Maus e bons pagadores foram atirados à mesma vala comum.
Diante da reação do bloco de oposição que aprovou novo projeto para recuperar o desconto, Marinho prometeu vetá-lo com o argumento de que é inconstitucional. Na verdade, não é. Bastaria ao prefeito fazer uma rápida leitura da Lei Orgânica do Município e perceberia que os vereadores têm sim, legitimidade para reconstituir o desconto.
Se pagar para ver, Marinho certamente sofrerá outra derrota acachapante na Câmara e o projeto será sancionado pelo presidente Minami (PSDB) para vigorar a partir do ano que vem.
Com a cabeça nas nuvens – como alfineta seu adversário, o deputado Orlando Morando (PSDB) – mais preocupado em fazer lobby de caças aéreos, Marinho insiste em caminhar em rota oposta à de seu líder e inspirador, o ex-presidente Lula.

http://www.jornalabcreporter.com.br/noticia_completa.asp?destaque=12411, publicado 15/02/2011, acessado 15/02/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário