sábado, 13 de agosto de 2011
Plágio é Crime! (Texto)
Não denunciar é um erro Crasso
Vou falar dos plágios nas redes sociais
O ex-presidente Fernando Collor, aquele do "Fora Collor" que todos lembram, está novamente no governo (Senado de Alagoas), terá sido perdão?
No mundo virtual não podemos dar um bom castigo, uma sanção para reprimir uma conduta considerada incorreta, a única arma é ignorar e/ou denunciar!
Mas como advém em todos os âmbitos da vida, vão existir os que acusam e os que defendem, os advogados do "diabo”.
Houve um caso na minha turma de rua, na minha adolescência, que um dos integrantes que por sinal era amigo de infância de muitos, traiu o grupo! Impomos um corretivo e perdoamos!
Agora vejo no orkut, e em outras redes sociais, que nem o próprio castigo virtual, nem o mínimo de "açoite" virtual, estão aceitando para ninguém!
Será o reflexo da impunidade que vemos no real? Que estão estampados em jornais, tvs e revistas, no nosso cotidiano, que aprendemos a aceitar e fazer vista grossa, colocar panos quentes?
Tá na hora de acabar com isso, pelo menos onde temos um pouco de força. Aqui!
Pois aqui, penso eu, temos uma espécie de sindicato, somos escritores e temos uma ética, um respeito a ser cumprido!
Daríamos um mau exemplo se deixássemos passar despercebido qualquer caso de plágio! Poderiam surgir novo plagiadores, pois a impunidade causa isso, um energético para os delituosos!
Agora dizerem que poetas estão sendo algozes, estão chacinando os plagiadores?!?!?
Eu acho que o mundo virou de ponta cabeça, foi para o extremismo agudo, ou matam você por pisar no pé de alguém na condução, ou perdoam uma pessoa, que por sinal nem se sabe se é real!
Se não denunciam e há uma comoção por se tratar de uma pessoa de idade e/ou por medo de que poderia acontecer algo parecido consigo mesmo, eu até poderia entender. Mas se é por perder um afago, “mãos de palmas” ou, como diriam na minha época, um “puxa saco”!
Acho errado!
Erro crasso é achar que os plagiadores só fazem plágios de poemas bons. Pensar isso pode mexer com o ego do atingido e o mesmo não denunciar! Pelo contrário, tornar-se amigo do plagiador!
A barganha no meio cultural é algo mais antigo que a barganha sexual! Pintores ateus pintavam deuses para a Igreja católica em troca de divulgação, dinheiro e fama!
Não deixe que o ego suba à cabeça! Não se plagia poemas porque são bons, e sim porque não são tão conhecidos!
Faça um teste! Pegue um trecho de um poema seu e “jogue” no Google, ou mesmo na pesquisa do Orkut! Com certeza esmiuçando bastante irá encontrar muitas cópias sem sua assinatura!
Mas não seja alvejado novamente pelo ego. Copia-se de tudo, bom, ruim, bonito e feio!
Temos como exemplo muitos modismos atuais!
Esse pequeno texto não é nada pessoal, não visa atingir ninguém, só se espera que entendam que o inimigo também tem olhos, ouvidos, boca, pernas e principalmente mãos! Ele sabe afagar!
Abraços amigos, muita inspiração!
André Anlub
Os direitos autorais são protegidos
pela lei nº 9610/98,
violá-los é crime estabelecido pelo
artigo 184 do Código Penal Brasileiro
.
Não copie ou divulgue obras
sem deixar autoria.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário