domingo, 18 de setembro de 2011

Preso no Irã o advogado de defesa de onze professores voluntários

Preso no Irã o advogado de defesa de onze professores voluntários: Os professores foram detidos pelo governo por prestarem seus serviços à comunidade jovem banida do sistema de ensino superior


O advogado Abdolfattah Soltani foi preso no sábado (10) por ser um dos membros da equipe de advogados que irá defender os 11 professores presos sob a acusação de participarem de uma “formação ilegal”; subentende-se o Instituto para Educação Superior (BIHE), uma organização informal que supria a lacuna acadêmica de jovens bahá'ís expulsos das universidade iranianas com base na crença religiosa.

O Sr. Soltani foi co-fundador da ONG Defensores do Centro de Direitos Humanos juntamente com quatro outros advogados, incluindo a Prêmio Nobel da Paz, Shirin Ebadi. Em um apelo da Anistia Internacional pela libertação do Sr. Soltani, a entidade o descreveu como sendo “um dos mais valentes defensores dos direitos humanos no Irã”.

Diane Ala'i, representante da Comunidade Internacional Bahá'i das Nações Unidas em Genebra, Suíça, observa que “advogados iranianos corajosos estão sendo, um por um, convocados e depois presos, ou são expulsos de seu país”.

As autoridades iranianas invadiram três meses atrás cerca de 39 casas de colaboradores e professores do BIHE. Em 22 de maio deste ano, Mahmoud Badavam, Nooshin Khadem, Vahid Mahmoudi, Kamran Mortezaie, Farhad Sedghi e Ramin Zibaie foram presos, um pouco mais tarde, no dia 14 de junho, Riaz Sobhant ambém foi aprisionado. “Além dos sete que permanecem na prisão, outras quatro pessoas ligadas ao BIHE foram detidos no início desta semana”, disse Diane Ala'i, se referindo às sete lideranças bahá'ís presas desde 2008.

Neste domingo (18), a Comunidade Bahá'í do Brasil irá participar da 4ª Caminhada em defesa da Liberdade Religiosa, que reunirá em Copacabana cerca de 200 mil pessoas de diversas religiões, incluindo também agnósticos. A situação de intolerância religiosa no Irã será aludida por meio de ações da comunidade, que contará com o apoio de mais de 400 bahá'ís de todo Brasil.


Para mais informações sobre os bahá'ís no Irã acesse:
http://bahaisnoira.blogspot.com/2011/08/carta-aberta-ao-ira-pede-o-fim-da.html

Para mais informações sobre a 4ª Caminhada em defesa da Liberdade Religiosa acesse:
http://sasg.bahai.org.br/2011/08/bahais-de-todo-o-brasil-se-mobilizam.html


ok Enviado por Sônia - Londrina

Nenhum comentário:

Postar um comentário