domingo, 17 de junho de 2012

Jinoos Noorani e Roofia Beidaghi, prisioneiras de consciência

Jinoos Noorani e Roofia Beidaghi, prisioneiras de consciência:

Jinoos Noorani e Roofia Beidaghi


Jinoos Noorani e Roofia Beidaghi, duas Bahá’ís iranianas residentes na província de Semnan, começaram a cumprir a pena de prisão a que foram condenadas, depois de terem sido chamadas à prisão de Semnan.



Jinoos Noorani e Roofia Beidaghi tinham sido condenadas – cada uma – a um ano de prisão, sendo consideradas culpadas de "propaganda contra o Estado" e "participação na organização Bahá'í" por um tribunal de primeira instância; as suas penas foram posteriormente confirmada por um tribunal de recurso.



Roofia Beidaghi foi presa na sua loja na sua cidade natal de Sangsar no Outono de 2010 e Jinoos Noorani foi detida no inverno de 2011. Estiveram ambas detidas no Departamento de Informação de Semnan antes de serem libertados sob fiança.



Actualmente, as duas mulheres encontram-se na ala feminina da Prisão Semnan, conhecida suas péssimas condições de higiene e excesso de população prisional, onde são mantidas numa cela com outras 60 prisioneiras, a maioria dos quais são traficantes de drogas.



O pai de Roofia, Goudarz Beidaghi, foi preso em Março de 2010, e foi condenado a um ano de prisão e exílio de três anos da província de Semnan, sob a acusação de "propaganda contra o Estado". A loja da família em Sangsar foi selada em Abril de 2011 e sua licença comercial já foi revogada.

-----------------------------

FONTE: Noorani, Beidaghi: Prisoners of the day (www.iranian.com)

Atom

Nenhum comentário:

Postar um comentário