terça-feira, 10 de setembro de 2013


O escritor Daniel Barros*

Daniel Barros nasceu no dia 04 de outubro de 1968, na cidade de Maceió, estado de Alagoas, filho de um oficial da Polícia Militar de Alagoas, Ivan Marinho de Barros, e da professora Maria Tereza Costa de Barros.

Foi colaborador, como fotógrafo, de O jornal e Gazeta de Alagoas. É engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal de Alagoas no ano 1992, e pós-graduado em segurança pública em Brasília, onde reside desde 1998. .


Foto: Daniel Barros
Seu primeiro romance, intitulado O sorriso da cachorra, foi lançado em 10 de agosto de 2011 no restaurante Fausto & Manoel e teve grande repercussão. O evento contou com aproximadamente duzentas pessoas presentes, sendo que muitas delas não conseguiram obter seu exemplar devido à considerável aglomeração no recinto, o que as levou a adquirir o livro, posteriormente, em outros locais, como em livrarias e bancas de jornal, que estão comercializando o romance.

Como um dom intrínseco, que não consegue ser oculto, Daniel Barros continua sua “inspiração”, mas como transpiração, pois o escritor dedica-se diariamente, concomitantemente ao trabalho policial, ao ato de escrever.

Seu segundo romance, Enterro sem defunto, indubitavelmente mais elaborado, conta uma história que melhor descreve Fernanda Suhet — Escritora e Psicanalista, abaixo:

Quantas voltas uma vida pode dar antes que alguém encontre o seu destino? E se pode chamar de Destino a injustiça que se interpõe entre a felicidade de duas pessoas? 

Depois do sucesso de seu livro de estreia – O Sorriso da Cachorra –, Daniel Barros expande agora o universo das relações humanas e nos brinda com este eletrizante romance policial. Seguindo uma estética não-linear, que simula o real funcionamento da mente humana, presente e passado se mesclam e interpenetram todo tempo e lançam sobre o leitor, sem qualquer pudor, perguntas que perpassam desde o universo privado da sexualidade de um casal apaixonado até a complexa realidade jurídica de um país lentamente corroído pelo tráfico de drogas e pela corrupção.





Quem é  o policial que caminha nas ruas e tenta honestamente reprimir o tráfico de drogas? Uma mera engrenagem na máquina judicial ou um ser humano que passa por cima do mais básico dos instintos – o de sobrevivência – para realizar seu trabalho? E quem é Alcides? Um personagem irreal ou uma síntese de todos aqueles policiais que Daniel Barros conheceu ao longo de sua vida? Quem é Catarina? Uma promotora ficcional ou a síntese do moderno conflito entre vida pessoal e vida profissional que permeia o cotidiano das mulheres?

Partindo da premissa de que o óbvio nem sempre é aquilo que está explicitado, tente você, leitor, responder a estas e às outras perguntas que este livro te fará.

Para total enlevo do escritor e seus leitores, publica-se a crítica literária de Fernando Py (Tribuna de Petrópolis), no dia 14 de dezembro de 2012:

“... O sorriso da cachorra, de Daniel Barros (Brasília: Thesaurus, 2011), é um romance de amor. André e Patrícia, dois jovens adolescentes, sentem-se atraídos um pelo outro desde que conhecem. É um amor que, embora sofra desvios, desgostos, separações e recomeços, está bem presente neles em todos os instantes de suas vidas, de envolta com as atividades político-partidárias em que ambos militam. Por outro lado, André é mulherengo e, além de Patrícia, envolve-se com várias mulheres em toda a narrativa. Porém sempre volta para a sua amada, e o autor aborda com firmeza a importância da amizade entre duas pessoas. Essa amizade faz André ligar-se mais fortemente a Patrícia e leva o romance dos dois até o desenlace fatal. O sorriso da cachorra vale uma leitura atenta.”



Andréia Coelho Pessoa


*Daniel Barros, 44, Fotógrafo e escritor alagoano residente em Brasília, é autor dos romances O sorriso da cachorra, Thesaurus, 2011, Enterro sem defunto, Editora LER,2013, coletâneas Contos EróticosEnquanto durar a noite, editora APED, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário