segunda-feira, 25 de maio de 2020

Bardos Baianos - Uma Antologia do Médio Sudoeste Baiano



Com o objetivo de fomentar a produção poética por toda Bahia e a divulgação dos seus poetas, das mais diferentes regiões do estado, cada qual com a sua peculiaridade, a Cogito Editora, lança o projeto BARDOS BAIANOS, no qual consiste na publicação de 27 coletâneas, uma para cada Territórios de Identidade, conforme metodologia desenvolvida pelo Governo do Estado da Bahia.
Sob a organização geral do jornalista e editor Ivan de Almeida, as antologias contarão com um coordenador local que terá o papel de divulgar, angariar e selecionar 50 poetas da região. Até o momento antologias de 15 Territórios de Identidade estão sendo desenvolvidas: Chapada Diamantina, Bacia do Jacuípe, Bacia do Rio Grande, Baixo Sul, Médio Sudoeste, Litoral Norte e Agreste Baiano, Litoral Sul, Metropolitano de Salvador, Portal do Sertão, Recôncavo, Rio Corrente, Semiárido Nordeste II. Vale do Jequiriça e Velho Chico.
O Projeto Bardos Baianos Médio Sudoeste está sob a coordenação local de José Carlos Assunção Novaes (Cacau Novaes), Doutorando em Língua e Cultura (UFBA), Mestre em Letras (UFBA), com especialização em Língua Portuguesa (FIA-SP), especialização em Língua Portuguesa com Ênfase em Produção de Textos (Faculdades Montenegro), Especialização (MBA) em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa (Universidade Estácio de Sá) e licenciado em Letras Vernáculas (UCSAL). Autor de Marádida – Uma luz no final do túnel, (Selo Letras da Bahia / FUNCEB), Marádida (2ª edição) (Editora Buriti), Os poetas estão vivos (Editora Mondrongo), As Sandálias (Editora Mondrongo) e Você não sabe do que é capaz (Editora Penalux). A ANTOLOGIA POÉTICA BARDOS BAIANOS relativa ao Território de Identidade Médio Sudoeste, contará exclusivamente com poetas nascidos e ou residentes dos municípios de Caatiba, Firmino Alves, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Itororó, Macarani, Maiquiniqui, Nova Canaã, Potiraguá e Santa Cruz da Vitória.
O projeto também prevê, antes do evento de lançamento, um sarau lítero-musical em cada Território de Identidade cuja antologia está em fase de produção. O objetivo é de aproximar os poetas locais da editora e promover a confraternização entre os participantes da antologia.
Contato:
Organizador geral Ivan de Almeida
71 99220-5555
Coordenador local José Carlos Assunção Novaes (Cacau Novaes)
73 98837-6360
E-mail do projeto: antologiapoeticabardosbaianos@gmail.com

Fonte: https://bardosbaianos.blogspot.com/2020/04/antologia-poetica-bardos-baianos-edital_6.html, publicado no dia 06/04/2020, acessado no dia 25/05/2020.



4 comentários: