domingo, 10 de julho de 2022

Deu Merda 84 __ Rosa Miranda __ Cineasta e ativista negra

 




DEU MERDA 84

Dia: 10/07/2022
Horário: 18 horas
No canal do YouTube da Editora Merda na Mão:


Mulher, Negra, nascida na Zona Norte carioca.  
Mestra do Programa de Pós-Graduação de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense em 2021. É a primeira mulher negra licenciada em Cinema e Audiovisual do mundo.

Como cineasta roteirizou, dirigiu e produziu mais de 20 produções cinematográficas, além de produzir diversos eventos culturais ligados a promoção da sétima arte negra em diversos estados do Brasil e em Portugal. 

Como arte-educadora atua desde 2012 em escolas e projetos sociais. 

Premiada com  curta-metragem "Lua" com melhor documentário 2018 no Festival EngeCine UFF.

Na política  está na Executiva Estadual na pasta Étnica Racial do RJ, está secretaria Afro Verdes RJ, está eleita suplente do Conselho de Transparência e Controle Social da cidade de Niterói, foi candidata a vereadora pelo PV nas eleições de 2020, foi conselheira suplente da setorial de audiovisual no Conselho de Artes e Culturas de Niterói colaborando para implementação da lei Aldir Blanc no município que se tornou referência no Brasil.

Foi curadora de eventos como: 48º Festival de Gramado, Festival do Rio 2021 e do Festival Visões Periféricas 15 anos e júri de outros eventos como: III Griot - Mostra de Cinema Negro de Curitiba e IV Mostra Competitiva de Cinema Negro Feminino Adélia Sampaio.

Está na luta anti racista na política, nas escolas e na cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário