quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Marinho sofre derrotas na Câmara de São Bernardo

Por: Karen Marchetti (karen@abcdmaior.com.br)

Segunda sessão do ano dá o tom do trabalho que a oposição fará no Legislativo da cidade


A sessão da Câmara de São Bernardo desta quarta-feira (9/2) foi uma amostra de como deve ser a relação entre a Administração e o Legislativo no terceiro ano do mandato do prefeito Luiz Marinho (PT). O petista sofreu uma grande derrota no encontro ordinário desta semana.

A sessão, com duração de sete horas, foi bastante truncada e o governo perdeu em todas as votações. O projeto do Executivo que pretendia mudar a forma de cobrança do ISS foi rejeitado e os vereadores aprovaram o aumento do desconto no IPTU (Imposto Predial, Territorial e Urbano) para o ano que vem, sendo que neste ano o prefeito reduziu pela metade o beneficio.

Em 2011, o morador de São Bernardo que pagou o IPTU à vista teve apenas 5% de desconto; nos anos anteriores o abatimento era 10%. Na época em que foi aprovado na Câmara, a oposição, que era minoria, tentou argumentar, mas a diminuição do benefício foi aprovada.

Com a minoria na Casa (governo com oito vereadores e oposição com 13), a oposição aprovou o projeto que volta o desconto de 10%. Na votação, os seis vereadores do PT se abstiveram e os dois do DEM estavam ausentes.

Outra novidade na sessão desta quarta-feira foi à derrubada do veto parcial do prefeito a uma lei aprovada no ano passado que garantia multa em R$ 10 mil a quem não colocar banheiro químico para deficientes nos eventos na cidade. O governo queria retirar a multa, por compreender que o valor precisava ser rediscutido.

Com a maioria na Casa, a oposição também conseguiu aprovar 62 requerimentos de informações. “Agora o trabalho do Legislativo está sendo valorizado. Estamos cumprindo o nosso papel de decidir pela Casa, questionar e fiscalizar”, disse Admir Ferro (PSDB).

O líder do governo, Tião Mateus (PT), disse que o tom da sessão desta quarta-feira mostra como a oposição irá trabalhar. “Teremos trabalho. Mas vamos fazer tudo na base do diálogo como sempre foi feito”, concluiu o vereador.

http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=27387, publicado 09/02/2011, acessado 10/02/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário