sexta-feira, 26 de outubro de 2012

[Bahá'ís no Irã - Comunidade Bahá'í do Brasil] Relatório da United4Iran analisa impacto do multilateralismo nos direitos humanos do Irã

[Bahá'ís no Irã - Comunidade Bahá'í do Brasil] Relatório da United4Iran analisa impacto do multilateralismo nos direitos humanos do Irã:


Crimson-backed-sunbird-ooty-in
Foto - National Geographic
Data: 25 de outubro de 2012
Relatório da United4Iran analisa impacto do multilateralismo nos direitos humanos do Irã

Organização avalia reação mundial diante da crise no Irã
A organização não-governamental para os direitos humanos no Irã, United4Iran, lançou o relatório “Rumo aos Direitos Humanos Internacionais e à Democracia: uma avaliação da resposta global à crise iraniana de direitos humanos desde 2009”. Na manhã de ontem (24), realizou uma coletiva de imprensa sobre o documento.
O relatório analisa o impacto sobre as violações aos direitos humanos no território iraniano das relações multilaterais e votos às resoluções sobre a situação dos direitos humanos no Irã de 16 países1 em posição de liderança geopolítica no mundo. Desde 2004, o Brasil optou pela abstenção nas votações da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre resoluções sobre a situação de direitos humanos no Irã.
Os relatórios da ONU são um mecanismo positivo para uma sociedade que não tem defesa no próprio país, na qual pessoas são torturadas, executadas e, mesmo assim, a impunidade continua”, explica Dokhi Fassihian, representante da United4Iran na coletiva de imprensa. “Como os iranianos são impedidos de se defenderem, todos nós temos a responsabilidade de defender aqueles que são oprimidos dentro do próprio país de origem”, disse Fassihian.
A mobilização de organizações e da sociedade civil de diversas partes trouxe resultados. “O número de execuções no país diminuíram em relação ao mesmo período do ano passado”. Fassihian avalia ser fundamental às Nações Unidas concentrar a atenção na realidade do Irã. “O povo iraniano quer essa pressão, clama por isso”, diz ela.
O relatório está disponível no portal da United4Iran, veja aqui.
1 Brasil, Argentina, China, França, Alemanha, Reino Unido, Índia, Indonésia, Japão, México, Nigéria, Rússia, África do Sul, Coréia do Sul, Turquia e os Estados Unidos.
Jordana Araújo
Assessoria de Comunicação
Secretaria Nacional de Ações com a Sociedade e o Governo - SASG
Comunidade Bahá'í do Brasil
(+55 61) 3255 2200 / 8188 0239




Permalink

| Leave a comment  »

Nenhum comentário:

Postar um comentário